domingo, junho 04, 2006

05/06- Dia Internacional do meio ambiente

Bom dia queridos amigos.
Desejo que todos tenham tido um ótimo fim de semana.
Que possamos ensinar à nova geração que o estrago que as gerações fizeram na natureza, pode até não poder ser revertido em alguns casos, mas dá pra evitar o pior se nós passemos a cuidar melhor dela daqui pra frente.
Grande beijo pra todos e ótima semana.

Em setembro de 1986, em Assis, na Itália, o Fundo para a natureza (WWF) lançou sua "Rede de Conservação e Religião", reunindo líderes ambientais com líderes religiosos. No seu discurso de abertura do encontro, o padre Lanfranco Serrini, Ministro Geral dos Franciscanos disse:
"Estamos convencidos do inestimável valor das nossas respectivas tradições e daquilo que elas podem oferecer no sentido de restabelecer a harmonia ecológica. A própria riqueza da nossa diversidade dá força à nossa compartilhada preocupação e responsabilidade pelo nosso Planeta Terra".
Outros representantes disseram:

Bahá’í: "O esplendor e a diversidade do mundo humano são reflexos intencionais da majestade e bondade de Deus... o entendimento é implícito, que a natureza deve ser respeitada e protegida, como uma custódia divina pela qual somos responsáveis”.

Cristão: "Deus declarou que tudo é bom - realmente, muito bom... Mas é especialmente através do homem e da mulher, feitos à imagem e semelhança de Deus, depositários de domínio único sobre todas as criaturas visíveis, que a bondade e providência do Senhor devem ser manifestadas... O domínio do homem não pode ser entendido como licença para abusar, estragar, esbanjar ou destruir aquilo que Deus fez para manifestar Sua glória”.

Hindu: "Vamos declarar nossa determinação em parar a atual tendência rumo à destruição, em redescobrir a antiga tradição de reverência pela vida e, mesmo a esta altura, reverter o curso suicida em que embarcamos. Vamos recordar o antigo ditado hindu: "A Terra é nossa mãe, e todos somos seus filhos".

Muçulmano: "O universo inteiro é a criação de Deus. Somos os fideicomissários e agentes de Deus na Terra. Nós não somos mestres desta Terra; ela não nos pertence para fazermos o que bem quisermos com ela. Pertence a Deus, e Ele confiou-a nós, para salvaguardá-la”.

Judeu: "Nossa preocupação central é com a VIDA... em poder-se viver com retidão, neste mundo, sem transgredir os direitos de outras pessoas, ou de quaisquer das criaturas de Deus. Assim, o encontro entre Deus e o homem na natureza, é concebido, como uma teia inconsútil, sendo o homem e guardião do mundo natural... Ao homem foi dado o domínio sobre a natureza, mas lhe foi ordenado proceder, para com o resto da criação, com justiça e compaixão. Somos todos, juntos, passageiros neste mesmo mundo frágil e glorioso. Que salvaguardemos o nosso barco - e que rememos juntos...”

Como você se sentiria se alguém que você presa muito, lhe emprestasse um bem muito valioso? Qual seria o seu cuidado para com esse bem?

O grande sábio, que compôs a maioria dos Salmos, disse: “De Deus é a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam”.

Estamos todos em comum acordo, independente do credo que professamos. Alcemos juntos nossas vozes, neste DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE, dizendo que de Deus é a terra, e que seremos seus fiéis mordomos, preservando a vida para que vivamos bem!.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro ser o primeiro a comentar.
Gosto de emitir a minha opinião em relação a temas tão pertinentes quanto os que vc propõe aqui.
O Meio Ambiente é a maior riqueza que temos. Quando será que vamos acordar para isso?
Bjs e uma ótima semana.

Fatima Gama disse...

Ola amiga
Você lembrou? Eu também coloquei no post de hoje sobre o dia do meio ambiente, sempre bom levantar a bandeira, fazemos a nossa parte e nossa consciência ecológica fica tranqüila. Beijos

Anônimo disse...

Olá...
Todas as religiões falam em preservação e respeito pela terra e pelo Criador, então, porque as coisas não são assim na prática ?
quem está destruindo o mundo ? os ateus ? ou os que professam uma crença só da boca prá fora ?
Tenho muita pena da humanidade, daquele que joga uma ponta de cigarro, ou cospe no chão.
Muito me assusta.
beijos,
beto.