quinta-feira, março 29, 2007

Dizer NÃO às vezes é preciso

Bom dia queridos amigos.
Nossa, esses dias de verão no outono tem dado muito o que falar. Gente, vocês não imaginam o calor que faz nas salas de aula. Claro que os ventiladores que fazem mais barulho que vento não têm como aliviar. Sem contar andar até chegar em casa. Bom que meu horário me permite um descanso já que trabalho um dia só à noite e outro manhã e noite e somente em um é que trabalho manhã e tarde e aí à noite vou pra hidroginástica que com essas noites quentes relaxam e renovam as energias.
Deus foi bom comigo e neste ano minhas turmas têm mais alunos dispostos a não impedir meu trabalho que os que vão pra escola com essa intenção. Como meu lema neste ano é: Não darei a eles o prazer de conseguirem me tirar a paz e a serenidade e muito menos meu prazer em fazer meu trabalho. De certa forma tem dado certo porque está sendo mais fácil.
Digo a eles que não estou ali pra ser "amiguinha" porque o que tenho a oferecer não é diversão, é necessidade.
Grande beijo pra todos e um maravilhoso fim de semana pra todos nós.

Uma música pra inspirar bons momentos.


Legião Urbana - Tempo Perdido Renato Russo
Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo:
Temos todo o tempo do mundo.
Todos os dias antes de dormir,
Lembro e esqueço como foi o dia:
"Sempre em frente,
Não temos tempo a perder".
Nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem.
Veja o sol dessa manhã tão cinza:
A tempestade que chega é da cor dos seus
Olhos castanhos
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos distantes de tudo:
Temos nosso próprio tempo.
Não tenho medo do escuro,
Mas deixe as luzes acesas agora,
O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido,
Ninguém prometeu.
Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens

domingo, março 25, 2007

Fazer o certo depende de cada um.

Bom dia queridos amigos.

Esse texto fala sobre algo que eu acredito ser o que impede o mundo de ser melhor. A falta de mais pessoas imbuídas do desejo de não se deixar conrromper ou não temer represálias por querer que o certo seja feito. Seria o tolerância zero da sociedade.
Grande beijo pra todos e uma abençoada , divertida e produtiva semana.

COMPROMISSO COM A CONSCIÊNCIA
Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém, não é mesmo? No entanto, ninguém jamais ouviu ou leu uma manchete com os dizeres: "Foi roubada a coragem desta ou daquela pessoa", "Foi extraviada grande porção de otimismo.Quem a encontrar favor devolver no endereço citado". Ou então, "Incêndio consumiu toda a fidelidade de fulano" ou "Naufragou a honestidade de beltrano."
Enfim, nunca se ouve falar que as virtudes de alguém tenham sofrido assaltos ou outro dano qualquer. Todavia, isso acontece diariamente quando as negociatas indignas põem por terra a honestidade e a honradez deste ou daquele cidadão, que sucumbe ante grandes quantias em dinheiro ou favorecimentos de toda ordem. No entanto, as virtudes que se deixam arrastar por interesses próprios, não são virtudes efetivas, são ensaios de virtudes. Quem verdadeiramente conquista uma virtude, jamais a perde.
Contou-nos um amigo, jovem advogado que labora num órgão público que, em certa ocasião, estava com uma pilha de processos sobre a mesa, quando seu superior entrou na sala, tomou dois daqueles processos e pôs de lado, dizendo-lhe: "Quero que você arquive estes processos." O advogado perguntou por que razão deveria arquivá-los, e o diretor respondeu simplesmente: "Porque os acusados são meus amigos e me pediram esse favor".
O moço, que tinha compromisso sério com a própria consciência, fez com que os processos seguissem seu curso, sem interferir. Tempos depois, os acusados tiveram que arcar com as custas do processo e indenizar vários cidadãos, aos quais haviam prejudicado de alguma forma. Quando questionado por seu superior sobre o ocorrido, o advogado argumentou que o fato de os acusados serem seus amigos, não era suficiente para isentá-los da responsabilidade de seus atos.
Se o jovem advogado não tivesse firmeza de caráter, poderia ter dado ocasião a que fosse registrado em sua ficha espiritual a seguinte anotação:
"Este Espírito sofreu, em tal data, um assalto da corrupção e da prepotência e teve seus bens mais preciosos, que são a fidelidade e a honestidade, roubados." Felizmente isso não aconteceu.
* * *
Toda vez que permitimos que nosso patrimônio ético-moral seja comprado ou roubado, ficamos mais pobres espiritualmente.
Quando aplaudimos a corrupção e a ganância dos outros, somos coniventes com essas misérias morais, e empobrecemos. Pense nisso, e considere que vale a pena preservar esse bem tão valioso que é o seu patrimônio moral.

Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em fato real.

quinta-feira, março 22, 2007

Música, trabalho e diversão.

Bom dia queridos amigos.
Nossa, minhas duas últimas semanas foram intensas. rs
Um amigo professor de História, me falou de uma teoria que ele defende que eu estou tentando comprovar. Ele afirma que nas turmas em que as meninas não querem nada, têm um comportamento inadequado para o ambiente escolar e não sofrem o controle dos pais, nessas turmas nosso trabalho de educadores, de orientadores, facilitadores do conhecimento fica muito mais difícil do que normalmente já é quando isso não ocorre.
Estou trabalhando num CIEP em que não é exigido o uniforme e alguns alunos optam por ir com roupas de passeio. Um grupo de meninas colocam as roupas que seriam bem adequadas para um baile funk. Claro que serei uma voz clamando no deserto já que já devem ter desistido de fazê-las entender que tudo na vida tem sua hora e seu lugar.
Mas, fazer o que né? Vamos deixar que a vida se encarregue de mostrar quem tem razão.
Queridos fui convidada por uma amiga pra assistir ao show na lona cultural de Campo Grande do cantor Vander Lee e assim minha música para o fim de semana é uma dele que ela diz que é a minha cara.
Grande beijo pra todos e um maravilhoso fim de semana.



Vander Lee - Românticos
G9
Românticos são poucos,
C
Românticos são loucos, desvairados
G/B Am
Que querem ser o outro,
Am(7M)
Que pensam que o outro,
D7
É o paraíso.
G9
Românticos são lindos,
C
Românticos são limpos e pirados
G/B Am
Que choram com baladas,
Am(7M) D7 D#°
Que amam sem vergonha e sem juízo
Em Em/D# Em/D Em/C#
São tipos populares, que vivem pelos bares
Dm7 G7 C
E mesmo certos vão pedir perdão
G/B Am
E passam a noite em claro
Am(7M)
conhecem o gosto raro
Am7 D7 G
De amar sem medo de outra desilusão
C D7 G
Romântico é uma espécie em extinção.
G9
Românticos são poucos,
Românticos são loucos,
C
Como eu,

segunda-feira, março 19, 2007

É preciso praticar.

Boa tarde queridos amigos.
Outro dia alguém debochou de mim, dizendo: Ah, agora você é religiosa. Bom, ignorei porque se hoje falo melhor de Deus é por que entendi que ele não é responsável pelo caráter das pessoas, elas são como são por escolha e desde que participei de um grupo anônimo e aprendi isso, procuro pôr em prática todos os ensinamentos, sejam dos textos que leio, dos depoimentos que ouço, ou das conversas que tenho com amigos que não se envergonham de mudar, de evoluir.
Assim que li o texto que publico abaixo, lembrei desse episódio.
Grande beijos pra todos, que seja pra nós esta semana, uma semana produtiva, divertida e abençoada, que façamos escolhas que nos proporcionem paz.

CULPAS E DESCULPAS

Você já refletiu sobre o que representa a culpa em nossas vidas? Não há dúvida de que o sentimento de culpa é um dos grandes responsáveis por nossa infelicidade.
Quando fazemos algo que nos causa um desconforto íntimo pertinaz, é bem provável que seja a culpa se instalando.
Mas o que fazer para que esse sentimento não se aloje em nossa intimidade e nos traga fortes dissabores? Parece lógico que a melhor atitude é a que elimina, em definitivo, esse desconforto de nossa alma. E que atitude poderia ser mais eficaz do que um sincero pedido de desculpas?
Todavia, pedir desculpas significa admitir que nos equivocamos, e isso mexe diretamente com nosso orgulho. O que geralmente fazemos, então? Ficamos remoendo o desconforto e buscamos alguém a quem culpar pela atitude que nossa consciência desaprova.
Não seria mais coerente pedir perdão? Logicamente seria, mas o orgulho muitas vezes nos impede. O que fazemos, então? Preferimos nos punir de outra maneira. E geralmente optamos pelas enfermidades...
A consciência nos acusa, mas em vez de resolver a questão com a humildade de um aprendiz, preferimos a auto-punição velada. Em vez de pedir perdão, optamos pelo sofrimento.
Em vez de aliviar a alma admitindo que somos frágeis e nos equivocamos, preferimos nos esconder sob a máscara de uma perfeição da qual ainda estamos distantes.
Por não admitir as nossas próprias fraquezas, também não as admitimos nos outros, e agimos com um rigor desmedido, infelicitando-nos e infelicitando os que conosco convivem.
Mais sensato seria reconhecer que somos aprendizes da vida, e que todo aprendiz tem o direito de errar, mas tem também o dever de corrigir o passo e seguir em frente. Como aprendizes da vida, não estamos isentos do erro, da queda, das fragilidades que caracterizam a nossa condição de alunos imperfeitos.
Assim sendo, vale a pena agir como quem deseja crescer, aprender, ser feliz. E para isso é preciso saber pedir perdão, saber perdoar, saber tolerar... Só não admite erros a pessoa que se julga infalível, perfeita, acima do bem e do mal.
E essa, certamente é uma pessoa infeliz. Se quisermos aprender a ser mais leves e menos presunçosos, observemos as crianças. Elas não têm vergonha de pedir desculpas, não guardam mágoa nem rancor. Quando se machucam, elas choram... Pedem socorro, reconhecem sua fragilidade... Se não conseguem alcançar algo, pedem ajuda. Para entender as coisas, perguntam várias vezes. Quando sentem medo, admitem. Pulam no colo mais próximo ou se enroscam no pescoço do amigo ou irmão mais velho. Isso se chama humildade, isso se chama pureza. Isso se chama sabedoria.
É por isso que as crianças aprendem. Elas não têm vergonha de ser aprendizes da vida. Pense nisso! O sentimento de culpa é um detrito moral que fustiga a alma. A pessoa que carrega esse fardo, sofre e não admite ser feliz. Assim sendo, se você não tem a pretensão de ser infalível, perdoe-se, peça perdão, liberte-se desse lixo chamado culpa, e siga em frente.

Equipe de Redação do Momento Espírita.

sexta-feira, março 16, 2007

Acreditando no futuro.

Bom dia queridos amigos.
A pedidos o post anterior foi excluído.

Seguimos em frente.

Nesta semana voltei efetivamente com minhas atividades e como o sol está brilhando com toda força, todas as energias acumulada em longos dias de férias já está na reserva. rsrs Mas é muito bom estar de volta ao trabalho. Claro que pra isso tem que se gostar do que faz, mesmo quando o resultado não é o esperado. Antes minha angústia era maior porque queria chegar a todos, mas desde que aprendi que ninguém muda ninguém a menos que o próprio queira, resolvi trabalhar para os que de verdade acreditam que o espaço da escola é para mudança, transformação e evolução do pensamento crítico sobre a sociedade. Isso é possível com profissionais comprometidos e alunos crentes em sua capacidade.

Que tenhamos todos uma ótima sexta-feira e um divertido fim de semana.
Grande beijo pra todos.

Minutos de Sabedoria.

Evite acusar e criticar.
Procure, antes, colaborar, sobretudo com seu exemplo digno e nobre.
Tudo tem sua razão de ser na vida, embora nem sempre saibamos
compreender, porque não temos uma visão completa,
já que só podemos ver a superfície das pessoas e coisas.
Deixe o julgamento Àquele que vê os corações e que está dentro de cada um de nós,
lendo os mais secretos pensamentos e intenções.

quinta-feira, março 08, 2007

Gente que pensa que é mais gente.

Bom dia queridos amigos.
Com a ajuda de Deus e a grande torcida de vocês, comecei nesta semana a trabalhar num CIEP fazendo GLP. A que faço à noite ainda não foi liberada, mas sinto que não vai demorar.
Sei que aqui não é o muro das lamentações, mas tenho usado muito esse espaço pra chorar as pitangas. rs E hoje (ontem) quando saí do trabalho fui direto pro centro de Campo Grande porque tinha consulta com a ginecologista. O centro estava sem luz e quando já estava na metade do caminho pra voltar pra casa a luz voltou então, resovi ir à consulta mas depois da ficha pronta falta energia de novo e a doutora avisou que se a luz não voltasse ela não atenderia. Disse pra ela que no meu caso era somente pra mostrar exames e mesmo assim ela disse que não atenderia alegando que a sala estaria muito quente. Respirei funto e pensei não questionarei diante de um argumento tão forte quanto esse.
Pensei se todos nós meros mortais nos recusássemos a trabalhar por causa do calor, não daríamos aulas no verão, não se construiriam casas, varreriam ruas, venderiam nada sem citar tantos outros exemplos. Fiquei indignada e pensei até em nunca mais voltar lá pela sua falta de humanidade já que eu disse que estava vindo do trabalho, sem almoçar, eram 14.30h e sol lá fora estava de lascar e ela simplesmente ignorou, mas como comecei com ela, será com ela que terminarei. Acredito na lei do retorno e o que aqui se planta, aqui se colhe.

Lendo esse provérbio, lembrei dela que na minha opinião quis mesmo é "tirar onda" .

"Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes."(Provérbio oriental)

Grande beijo pra todos e que tenhamos um maravilhoso fim de semana.

quarta-feira, março 07, 2007

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Bom dia queridos amigos.

Estamos mais uma vez relembrando a luta das mulheres que deram a vida pra que hoje nós pudéssemos desfrutar de benefícios que elas no seu tempo perceberam que eram merecedoras.
Parabéns para as que ainda acham que temos muito que caminhar para construir uma sociedade mulheres negras, pobres e analfabetas não podem ser tratadas com indiferença por não terem noção de são merecedoras de amor, trabalho, estudo, laser e saúde.
Essas mulheres foram citadas porque são elas as que mais sofrem com o descaso das empresas, dos homens, dos filhos e das outras mulheres que assim como eu não entendem em que momento de suas histórias desistiram da luta, desistiram do amor e da felicidade e apenas sobrevivem enganando a vida com sorriso de euforia arrancado pelo álcool, pela música surda que fala de sua degradação.
Que essas mulheres sejam "salvas" pelas MULHERES MARAVILHAS que herdaram das pioneiras na luta garra, perseverança, e amor por si e pelos seus.
A todas essas mulheres que venceram e ainda lutam pra que haja sempre novas vencedoras meu mais sinceros PARABÉNS.

Que tenhamos sempre dos homens que fazem parte de nossas vidas o carinho, a amizade, o respeito, o reconhecimento pela nossa luta por relações melhores sejam no trabalho, na vida familiar ou social.

Grande beijo a todos e uma maravilhosa quinta-feira.

Minha música para as mulheres



Erasmo Carlos -
Mulher (Sexo frágil)
(Narinha - Erasmo Carlos)

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Veja como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher
Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nesta canção
Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte, mas não chego aos seus pés.

domingo, março 04, 2007

Mesmo com tudo do jeito que é, a gente vai levando.

Bom dia queridos amigos.
Nossa, acho que por tudo que falei nos dois últimos posts vocês podem entender por que neste fim de semana me senti tão triste, tão ansiosa, tão melancólica. Tem um pouco a ver com a TPM que no meu caso me deixa assim muito sensível do tipo chorando até por propaganda de margarina. rsrs
Mas isso acaba me fazendo pensar em como é estranho a mente e tudo mais que envolve nosso organismo, porque vamos da euforia à melancolia num segundo. Claro que os acontecimentos externo também influencia muito pois essa incerteza sobre a situação da escola tem mexido muito comigo.
Bom, mas como disse antes, a gente vai levando, a gente vai levando.

Por isso tudo, minha música para essa segunda-feira é:



Tom Jobim - Vai Levando
Chico Buarque
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma
Com toda a cama, com toda a lama
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai
levando
A gente vai levando essa chama
Mesmo com todo o emblema, todo o problema
Todo o sistema, todo Ipanema
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai
levando
A gente vai levando essa gema
Mesmo com o nada feito, com a sala escura
Com um nó no peito, com a cara dura
Não tem mais jeito, a gente não tem cura
Mesmo com o todavia, com todo dia
Com todo ia, todo não ia
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai
levando
A gente vai levando essa guia
Mesmo com todo rock, com todo pop
Com todo estoque, com todo Ibope
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai
levando
A gente vai levando esse toque
Mesmo com toda sanha, toda façanha
Toda picanha, toda campanha
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai
levando
A gente vai levando essa manha
Mesmo com toda estima, com toda esgrima
Com todo clima, com tudo em cima
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai
levando
A gente vai levando essa rima
Mesmo com toda cédula, com toda célula
Com toda súmula, com toda sílaba
A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai
tomando

quinta-feira, março 01, 2007

Quero meu trabalho

Bom dia queridos amigos. Nossa, estou me sentindo meio em marcha lenta. Cumpro com minhas obrigações de dona de casa, de mãe, tenho estudado um pouco, lido, assistido tv, navegado na net e mais nada. Não tenho tido vontade de sair, tudo bem que foi só uma semana, mas é estranho não querer fazer nada além do que se está fazendo. Mas estou bem, não estou deprimida ou infeliz, muito pelo contrário emocionalmente estou bem.
Tenho sentido falta do meu trabalho, da minha matéria prima que são meus alunos. O que estarão eles fazendo sem as horas que mesmo sem grandes interesses são dedicadas à escola? Temo pelos que não têm um curso ou qualquer outra ocupação, é muito tempo ocioso. Espero que o prazo dado por eles pra resolver nossa situação até o dia 05/03 seja cumprido e que na semana que vem tudo volte ao normal.


No dia 03/03 comemora seu primeiro aninho nossa pequena VIVI. Que Deus a abençôe sempre e dê sabedoria aos seus pais para que possam sempre orientá-la para o bem.

Uma música para VIVI

Paula Toller - Oito anos
Paula Toller / Dunga
Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa
"Impávido Colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem
Por que os dedos murcham
Quando estou no banho
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos
Well, well, well
Gabriel...
Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a Terra roda
Por que deitar agora
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa
Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre
Do que é feita a nuvem
Do que é feita a neve
Como é que se escreve
Reveillón
Well, well, well,
Gabriel...