quinta-feira, abril 17, 2008

A saga continua

Queridos amigos
Frustra-me cada dia minha impotência diante da realidade dos alunos da rede pública municipal. Não saberia aqui exemplificar mas com certeza isso ajudaria a que vocês tivessem ~um raio x da situação e poderiam assim fazer um diagnóstico e quem sabe deixariam de criticar, julgar e condenar que é o que todos fazemos.
Amigos, estou convencida de que a educação tem problemas de saúde, e é preciso ter na escola psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, além, é claro de representantes do juizado de menor para poder tomar as devidas providências quando o problema do aluo for na verdade negligência dos pais. Estes em muitos casos não têm ou parecem não ter conhecimento de quais são suas obrigações e agem como se estivessem enjoados de brincar de boneca e saem da "brincadeira" deixando na escola crianças sem limites, sem valores, sem almas.
Qual o futuro de uma nação que permite que pais e governo matem a alma e o futuro de seuas crianças?
O pior amigos é que acaba sendo eu quem eles encaram como inimigo, pois sou eu que represento tudo o que os faz terem que encarar que o estrago de anos de desrespeito, descompromisso e desamor os tornaram "incapazes" de mudarem essa realidade. Mesmo que se faça o que dizem esses textos maravilhosos, ainda assim ficarei infeliz pois não acho que se tenha que salvar um quando sei que mudanças nas políticas públicas e na relação da sociedade com a corrupção salvarão todos os que podem ser salvos. Deve-se apenas deixar de lado aqueles que por opção não quiserem embarcar.

Grande beijo queridos amigos, que tenhamos um bom fim d semana e possamos aproveitar bem esse feriadão, seja do modo que for.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vanna,


eu sempre defendi a "tese" de que deveríamos ter "Curso para Pais". Quem não tivesse uma certa nota mínima (de acordo com parâmetros rigorosos) não poderia ter filhos!

Os casais, em sua maioria, são terroristas: produzem "bombas" que explodirão no futuro...


Abraços, flores, estrelas..

Mari disse...

Oi,linda
Este retrato que se desenha no Brasil,com desrespeito,roubos,corrupção passa pela Educação que há muito vem sido deixada de lado...
Como já te falei,minha mãe foi professora municipal,se aposentou desiludida ,pois já se descortinava todo esse panorama...Por isso eu a compreeendo bem..
beijão

J.L.Tejo disse...

Com certeza, educação é um tema complexo, que como o texto lembra envolve vários fatores: saúde, planejamento familiar, renda etc. Infelizmente, o Poder Público não percebe -ou, se percebe, nada faz nesse sentido- essa problemática, e vai empurrando as coisas com a barriga.

A escola é um segundo lar, e tem papel fundamental na formação de cidadãos (e muitas vezes, onde a criança tem acesso à educação que falta na própria família). Daí a importância de políticas públicas que priorizem o ensino, coisa que, infelizmente, não tem sido implementada.

Fatima Gama disse...

Eu tenho esperança que a realidade atual mude, nós professores temos esta responsabilidade, a culpa é dos pais,mas não só deles, do governo e de alguns professores também.
Desculpe a demora em vir aqui, adoro vc e seu blog mas como disse ando enrolada, agora já mais tranqüila, semana que vem normalizo minha vida, um bj e bom fim de semana!

Liz / Falando de tudo! disse...

Infelizmente você tem razao, o sistema de saude educacional no Brasil é falho, mais que isso...esta doente, muito doente!
Passando pra dizer um oi, agradecer pela visita no meu cantinho e desejar uma boa semana, pois pra mim esta proxima semana vai ser muito corrida também!

Débora disse...

Puxa..ainda bem que desisti de ser professora no meio do caminho...não aguentaria essa saga não!!

Bjs

Anônimo disse...

Vc tem razão em ficar infeliz por não conseguir salvar a todos, mas sua alma deve ser como um mar revolto: na superfície um turbilhão, mas no fundo uma serenidade que advém da certeza do dever cumprido.

Alex