domingo, junho 29, 2008

Tudo fica bem quando acaba bem. 2

Queridos amigos, num post comentei de que a vida é um sobe e desce e que temos mesmo que ter serenidade para aceitar o que não podemos modificar e sabedoria para distinguir uma coisa da outra. E ter essa verdade em mente e buscar sua prática nos ajuda mesmo a passar bem por todas as dificuldades.
Digo isso pois convivo com pessoas que não conseguem desviar-se dos obstáculos, não conseguem ver o que só elas podem fazer e o que elas somente podem esperar que o outro faça e aí decidir o que fazer caso essa espera seja infrutífera ou dolorida.
Quem me acompanha sabe como fiquei nos primeiros dias de trabalho nas escolas do município, achei que não sobreviveria mas foi só para e pensar sobre o que disse sobre aceitar o que não podemos modificar e procurar fazer bem o que tem que ser feito por nós que tudo caminha bem, que tudo fica bem e hoje a treze dias de completar os quatro meses, já consegui que muitos entendesse que copiar as tarefas, prestar atenção na explicação ajuda a tornar a resolução dos exercícios bem mais fáceis. Descobri com eles que pais que não aprenderam a superar suas dores da infância tornam seus filhos também problemáticos e eles são apenas filhos desses pais. No post anterior quando falava do medo de amar, referia-me ao fato de que muitos deles fogem dos que podem amá-los no sentido de orientá-los para um futuro melhor porque quem deveria fazer isso não o pode e eles recentidos com isso repelem outros amores. Bom que os que se permitem ser ajudados nós temos a chance de fazer e eu agradeço a Deus por ter tido paciência para chegar onde cheguei com os que cheguei e estou perto de outros.
Umas das coisas que me entristeceram e que resultou no post anterior foi a atitude de uma mãe que disse que eu era uma "mera professora" e não tinha que me meter se a filha dela não queria estudar, se ela repetisse era problema dela e eu sou paga para estar lá no próximo ano. O que mais me entristeceu foi que essa menina tem potencial e só precisaria de uma família mas acho que ela percebeu que eu a amo mais que sua mãe pois na aula seguinte ela fez os trabalhos e ainda quis tirar dúvidas.
Amigos, preciso do dinheiro e por isso desejo que seja prorrogado o contrato, mas quero acreditar que posso sair de lá com um saldo de mais sementes semeadas.
Grande beijo para todos e que seja abençoada, produtiva e divertida nossa nova semana de um novo mês.

segunda-feira, junho 23, 2008

Desabafo e homenagem.

Amigos, interrompendo os textos que homenageiam, resolvi falar de algo que há alguns dias me angustiaram, me entristeceram, me deixaram impotentes. Mas como é passado, sobrevivi e estou mais consciente de que sou mesmo limitada, de que mesmo impotente diante de algumas situações posso simplesmente parar e esperar porque com certeza Deus dá a direção, dá a solução.
Quem me acompanha sabe do meu compromisso com filhas e alunos para guiá-los, orientá-los, nutri-los com saber vindo de sofrimentos, dores,dissabores que senão me mataram, me fortaleceram, me capacitaram e me tornaram sobrevivente por muitas vezes agentes de ações em outras pacientes, mera expectadora. Mas esta passividade não é negativa pois me deixa em posição de observação, e observando posso aprender a ser, aprender a entender que o outro magoa, maltrata, simplesmente por que tem medo.
Não tenha medo de não ser amado, ame simplesmente pois o amor contagia.

Texto que homenageiam 6

Entrei, te olhei e nem me viste.
Gritavas exaltado tuas idéias
que nem me viste.Fiquei por ali a buscar teu olhar
mas tua presença já era ausência
e olhava à frente, ao lado, ao redor
e não te via e não me vias.
Esquecestes por alguns momentos e
ouvi tua voz, vi teu sorriso e
amei tua gargalhada.
Agora estavas de bem, me olhaste,
me viste e partiste.
Não, não fiquei triste. Ver-te foi bom
e o que é bom faz bem e o que faz
bem dá prazer.

Grande beijo e que seja maravilhosa nossa semana.

segunda-feira, junho 09, 2008

Textos que homenageiam. 5

Bom dia queridos amigos.
A semana foi meio agitada pois estou em fase de testes e provas e isso envolve elaboração (busca em livros de exercícios e textos compatíveis com os assuntos estudados em cada série), digitação, cópias. Depois vem correção, lançamento de notas, conselhos de classes, choradeiras e finalmente o tão esperado recesso de meio de ano. Ah, isso e mais uns dois dias de problemas no blogspot me impediram de visitar os blogs de vocês, o que farei ou no fim de semana ou em cada dia da nova semana.
Grande beijo para todos e tudo de bom sempre.


Escondida de si por muito tempo.
Ela conseguiu o que muitas conseguem que é esconder-se de si para esquecer as dores de menina que a mulher não aprendeua resolver. Fingiu ser forte, autosuficiente e capaz. Era tudo isso mas era também frágil, muito frágil e esconder essa fragilidade a tornou presa fácil quando se entregou ao que acreditou ser porto seguro. Acreditar no que não pode ser faz tirar armadura e armadura uma vez tirada é impossível voltar a se vestir do mesmo jeito já que ela na verdade vai sendo vestida por partes e no retorno não vem inteira e assim as partes frágeis antes escondidas sucumbem aos desencantos, às indiferenças, às desconsiderações reais ou imaginárias.
Ela sabe de tudo isso e vê que é hora de fortalecer-se de verdade, de tornar-se verdadeiramente independente e esta vem da independência emocional.
Ela sabe que seu amor tem que ser primeiro seu.
Ela sabe que seu tempo tem que ser primeiro seu.
Ela sabe que só damos aos outros aquilo que temos, amor, tempo e vida.

Grande beijo para todos e que tenhamos uma maravilhosa nova semana.

Textos que homenageiam. 4

Uma mulher que perdeu a vida e se encontrou perdida.
Fez as escolhas erradas quando a vida era fácil ou não se via as dificuldades dela.
Fez as buscas inadequadas quando a necessidade de acertos se fez necessário.
Fez mais tarde bem mais tarde quando a vida já havia deixado suas marcas as poucas boas escolhas que se não lhe mudaram a vida pelo menos tornaram-na capaz de aceitar as conseqüências de tudo e a capacidade de crer que uma hora a vida virá diferente porque nessa caminhada tropeça fez ajustes que trarão benefícios e acreditar nisso lhe faz manter sorriso nos lábios, brilhos nos olhos e certeza de que se tornou merecedora de uma vida boa como sempre mesmo que de maneira errada buscou.

Grande beijos e que tenhamos um maravilho fim de semana. Que tenha comida, diversão e arte.

Textos que homenageiam. 3

Ele, todas as contradições.
Ele é atencioso e carinhoso.
Ele é prepotente e dono da verdade.
Ele é isso e aquilo.
Ele é bom e mau.
Ele é engraçado e sarcástico.
Para amá-lo é preciso estar num momento
de eu só quero o melhor das pessoas.
Para amá-lo é preciso estar num momento
de esquecer antigas dores e mágoas e
estar pronta apenas para o bom.
Para amá-lo é preciso estar num momento
em que o prícipe é assim homem,
monstro, anjo, gente e aquele
que te faz bem.

O amor está no ar ou será somente desejos e paixões,
ou será somente saudades e lamentações?
Bom, de qualquer modo que todos tenham uma semana de
amor, beijos e desejos de novos e melhores amores.
E que os pares continuem a serem pares de amores.

Grande beijo para todos e uma quinta-feira namorada.

segunda-feira, junho 02, 2008

Textos que homenageiam. 2

De quantos sonhos é formada uma mulher?
De tantos quantos ela puder realizar.
Ela é uma mulher sonhadora mas é muito realizadora.
Qual a diferença?
Ela sonha ser amada.
Ela sonha em ser rica.
Ela sonha viajar o mundo.
Ela sonha em ser e ver felizes todos a quem ama.
Ela sabe que esses sonhos são os de todos e que alguns deles estão diretamente ligados ao que deseja realizar e é aí que entra a diferença entre a mulher sonhadora e a mulher realizadora.
Ela não espera o príncipe encantado, ela se encanta por si e pela vida.
Ela não espera ficar rica, ela se prepara para receber a riqueza que vem com o conhecimento, com a melhor capacitação profissional.
Ela sabe que toda viagem pode ser profissional, a trabalho, a passeio ou na imaginação e é com prazer que está sempre de malas prontas.
Ela sabe que o que lhe falata pode entristecê-la mas o que Deus lhe deu a torna feliz e todos que a amam já são felizes só por ela ser quem é ou quem poderá vir a ser.

Grande beijo, que tenhamos todos um maravilhoso fim de semana.

Textos que homenageiam.

A menina mulher velha.
Ela nasceu linda, alegre e viva. Parecia que viveria linda e alegre sempre. Mas o tempo foi passando e somente o que era lindo permanecia. Sua alegria ia aos poucos e sua vivacidade de menina só vivia na vida que lhe era emprestada pela desenvoltura, pelo despreendimento, pelo prazer desmedido de viver mesmo sendo a vida dura por demais.
Ela não sabia se mostrar inteira mas era vista por todos os ângulos por esta vida que lhe emprestava brilho e sonho diferente. Pena que essa vida não sabia lhe tirar o medo de ser diferente, de fazer diferente, de querer diferente.
O tempo foi passando e a menina foi indo embora aos poucos e a mulher velha quase morou inteira em sua alma e somente em alguns momentos de lucidez de alma viu-se com vontade de pensar, fazer e ser diferente. Durou pouco pois sua alma amarga não quis o sorriso do dia, a gargalhada da noite, o prazer e o sexo dos dias de graça rodeados de vida, de vidas diversas, de diversas vidas, amarguradas, cansadas, iludidas, perdidas, sofridas, mas cheias de verdades e vontades de a cada dia crescer para o bem, viver para o bem, e saber que viver para o bem dos outros seja o bem melhor que se faz a si.

Grande beijo, e que tenhamos lindos dias em cada amanhacer.