segunda-feira, junho 04, 2007

Dia do MEIO AMBIENTE

Bom dia queridos amigos.


Sempre quis participar de uma blogagem coletiva mas não sabia como e ontem visitando minha amiga Patty, ela deixou lá um convite para os que quisessem participar da blogagem pelo dia da Ecologia que mesmo sendo tratada como moda, tem muita gente séria que trabalha duro pela preservação do meio ambiente há muito tempo.


O que me entristece é com ações individuais que mesmo como diz um amigo ser mínimo o desperdício em relação às grandes corporações, é com ações individuais que se prepara as próximas gerações para continuar na luta pela preservação do meio ambiente em todas as áreas em que se corre o risco de degradação e extinção.


Como educadora me entristeço quando um professor pede aos alunos que façam trabalhos sobre o meio ambiente sem conscientizá-los, tendo como único objetivo dar ponto pra somar com a nota da prova que com certeza será baixo porque ele não entendeu o assunto e o aluno faz o trabalho sem ter como objetivo conhecer os problemas, pensar em soluções, cobrar das autoridades empenho na exucução de projetos que viabilizem o progresso sem agressão, na Amazônia, se crie uma economia em que os nativos não precisem se "vender" às madereiras e que toda a sociedade não pense que os problemas ambientais não são problemas seus porque só podem se preocupar com balas perdidas, corrupção no congresso, no senado, nas câmaras municipais e assim não sintam que se a vida natural morre, o que resta de nós que somos frutos dela?


Grande beijo pra todos e uma grande terça-feira cheia de novas idéias pra salvar o mundo e as pessoas do mundo.



Escolhi no Google alguém para homenagear e eis quem encontrei.



Frans Krajcberg transforma o crime do homem contra o meio ambiente em arte.(foto de Gilberto Koch - Coleção Frans Krajcberg - Espaço Cultural Jardim Botânico)

CURITIBA-PR

Enquanto nos idos dos anos 80 Raul Seixas fazia a cama na varanda, Frans Krajcberg imitou o João-de-Barro, e fez moradia numa árvore.-Um dos artistas mais engajados no tema da PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, escolheu a capital paranaense pela consciência ecológica da cidade. Krajcberg acredita que a conciência ecológica curitibana um dia espalhe suas sementes para outros estados. Frase de Frans Krajcberg: "Antes, era a guerra do homem contra o homem; hoje, é o homem contra a natureza" -

Que o grito de Krajcberg do BASTA A DESTRUIÇÃO, principalmente com a destruição que acontece hoje no Brasil, seja ouvido por todos. Se o homem continuar surdo às súplicas da natureza, será exterminado junto com ela. Bom conhecer homens como Frans Krajcberg. (by Mar)

15 comentários:

Claudio disse...

Muito pertinente o seu texto. Mais do que nunca temos que olhar este problema com a seriedade que ele exige.
Parabéns pelo seu blog pela iniciativa, ainda mais neste dia do Meio Ambiente.
Bjs

Fábio Mayer disse...

Mas é apostando nas crianças que salvaremos o mundo. Elas levam a nossa esperança por terem pureza nos seus corações e vontade de conhecer o que é belo no mundo.

Da minha parte, nunca desistirei de atrair crianças para a causa da ecologia, sei que você, educadora que é, também nunca fugirá desse dever!

Anônimo disse...

Vanna:
Acho que você está correta e que as ações individuais são muito importantes para fixar a necessidade de se preservar o planeta.
Obrigado pela participação.

Anônimo disse...

"Se o homem continuar surdo às súplicas da natureza, será exterminado junto com ela". Muito bem dito!!!!!
Interessante a morada em uma árvore, não é? Aqui em Bsb, tivemos um morador de árvore, mas ele foi expulso de lá pelas autoridades no dia em foi entrevistado por uma equipe de repórteres da televisão. Não sabemos onde ele está atualmente. Talvez possa está vivendo nas ruas...humpf!!!!
Bjos...muitas alegrias.

Luma Rosa disse...

Nem todos educadores fazem das crianças maquininhas de copia e cola. Alguns até saem da medida. Conheço uma escola que sempre faz passeios ecológicos, tem horta, galinheiro, coisas deste tipo, justamente para a criança colocar a mão na massa. Alguns pais ficam ressabiados. Verdade que os pais de hoje não querem os filhos sujos de terra. Querem filhos para contemplação. A natureza a mesma coisa, olham mas não fazem nada. Beijus

Poliane Latta disse...

Legal ver uma visão de uma educadora!! Fiquei triste por um lado em saber que seus colegas não ensinam com tanta consciência e realmente fazer o papel que é ensinar e dar condições aos seus alunos a aprender na prática. Saber somar 1+1, é fácil... mas mostrar que um lixo + um lixo é igual a destruição... é mais difícil!

Mari disse...

Oi,linda
Realmente todos nós temos que nos conscientizar que dependemos da Natureza e começarmos a agir,não só ficar na teoria.Vc sabe o quanto valorizo a natureza em seu todo:água,terra,vegetação e animais!tanto que vim morar mais perto disso tudo!E,pode acreditar,eu sou um vigilante por vocação!Parabéns pela lembrança !
Beijos

Wilian disse...

Querida amiga Vanna, perdoe o sumiço, mas estava preparando novidades.
Excelente seu post nessa causa tão importante q é a luta pela preservação do meio ambiente. Aliás, excelente essa proposta do blogagem coletiva.

Querida amiga, venho aqui hj c/mt prazer p/te convidar a conhecer minha nova casa. Agora estou em http://www.opinatudo.blogspot.com, espero sua visita lá e te peço a gentileza de alterar o endereço aí no link ok.
Beijão e ótimo feriadão a vc.

Anônimo disse...

Vanna,


Vim te ler, deliciosamente, de novo!


Abraços, flores, estrelas pra você!

.. disse...

Olá,Wana
Concordo com vc!Existe um site em que estão coletando assinaturas para serem entregues ao governo para que tenham mais atenção com Natureza.Eu creio que é www.amazonasparasempre.com.br

Eu sempre tive muita preocupaçõa com isso e até participei de uma Ong sobre "Água...não desperdice"

Beijos e parabéns

Anônimo disse...

Como vai você Vanna? Tenha um ótimo final de semana. Beijo!

Anônimo disse...

Vanninha minha querida,
tô aqui...devagar, indo e vindo mas jamais deixando de gostar de você.
feliz findi amiga
beijossssssss

Anônimo disse...

A AMAZÔNIA É UMA DAS RIQUEZAS MAIS IMPORTANTE QUE AINDA NOS RESTA. TEMOS POR OBRIGAÇÃO MANTE-LÁ VIVA. ELA É O PULMÃO DO MUNDO . OS NOSSOS GOVERNANTES NÃO ESTAM MUITO PREOCUPADOS COM AS COISAS QUE ACONTECE NO NOSSO PAÍS. QUE É UMA PENA, ESTAM DEIXANDO TUDO SE ACABAR SEM SE PREOCUPAR COM AS GERAÇÕES FUTURAS.PEÇO AOS NOSSOS GOVERNANTES QUE DE MAIS ATENÇÃO. A AMAZÔNIA, PORQUE DEPENDEMOS DELA PARA SOBREVIVER. POIS ESCOLHEMOS O NOSSOS GOVERNANTES PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS DE CIDADÃNIA. A AMAZONIA É UM PATRIMONIO DA HUMANIDADE. PENSE NISSO.UM BEIJO. ISSO É UMA MANEIRA DE DESABAFO E INDIGNAÇÃO PELA DESTRUÍÇAO DO NOSSO MEIO-AMBIENTE.DEUS NOS DEIXOU O MELHOR.

Anônimo disse...

acredito que se os governantes tiverem mais respeito pelas suas proprias familias tamnbem terao para com a AMAZONIA, que é a principal e vital energia para nosso planeta.

Anônimo disse...

SALVEM A AMAZONIA,