quarta-feira, junho 17, 2009

Crônicas do cotidiano.

Quando ouvimos piadas sobre a ignorância das pessoas sobre a norma culta da língua rimos e nem sempre acreditamos que possa haver quem realmente a desconheça embora não a use em situações informais. Mas podem acreditar, existem sim pessoas que não só maltratam a Língua Portuguesa mas também a ignoram totalmente.
Tenho uma vizinha paraense e todos sabemos que eles usam a segunda pessoa e fazem corretamente a concordância e confesso que soa mal pois dá um tom muito formal à conversa e foi com ela que aconteceu o que contarei a seguir.
Ela conta que estava conversando com uma colega de trabalho e esta havia acabado de ter nenêm e ela então perguntou:
-Tu tiveste normal?
A colega respondeu em forma de pergunta, Hã?
Ela repetiu a mesma pergunta e a colega sem entender o porquê da pergunta respondeu:
-Me visto.
Minha vizinha não conteve a gargalhada.
Com a mesma vizinha, aconteceu também de uma outra colega perguntar-lhe sobre um recado que foi deixado na portaria. A pessoa perguntou se eles estavam sem síndico ao que minha vizinha respondeu que não sabia, que ninguém havia dito nada. Curiosa, ela perguntou o porquê da dúvida e a mulher falou que era por que estava escrito num recado deixado na portaria. A paraense então foi à portaria ler o recado e constatou que estava escrito.
"Senhores condôminos, é preciso economizar água no período do dia 26/06 a 01/07 pois serão feito reparos no castelo e o abastecimento será afetado. Sem mais, o síndico."

Depois dessas, não pude deixar de lembrar de uma piada em que a moça estava num baile funk e o rapaz suava muito e ela disse "Você sua hein??!!" Ao que o rapaz respondeu: "Eu também".
O que me deixa menos desesperada é que estes fazem parte de um grupo pequeno, um grupo um pouco maior comete pequenos deslizes na linguagem informal, mas se precisar sabe como recorrer a uma gramática para pelo menos só maltratar e jamais assassinar a nossa Língua que aceita estrangerismos e é bem flexível e que só quer ser bem tratada.

Ah, caso alguém precise de explicação para a piada, não se acanhe, pergunte.
Grande abraço e que tenhamos um maravilhoso fim de semana.

8 comentários:

Dois Rios disse...

Vanna,

Sou amazonense e apesar de morar há muitos anos no Rio, não perdi o hábito de falar na 2ª pessoa do singular. Corretamente, é claro. Penso que, ao contrário de formal, esse linguajar soa bastante informal em outros estados.
Quanto a sua vizinha paraense, creio que a pergunta foi amplamente mal formulada. Jamais eu diria "tiveste normal" (rss) e sim, "(o parto) foi normal?"
Enfim, isso vai de cada um e, como você mesma relatou em alguns exemplos, tem gente que maltrata a nossa língua das mais variadas formas.

Beijo,
Inês

Márcia(clarinha) disse...

Nossa língua é muito mordida, rsss.

Imagino quantas ainda sua vizinha vai ter que escutar ;)

Vanninha querida, eu não entendi a piada :(

lindo final de semana
beijos

Paula Barros disse...

Vanna,

As vezes penso que é problema de entendimento, entre o dito e o assimilado, sem necessáriamente ser falta de entedimento da linguagem.

Vou observar. Eu mesmo já entendi muita coisa de outra maneira.

abraços

nd disse...

É isso ai, amiga
Tbm bão gosto muito qdo misturam nossa língua com outras...
É como se não gostássemos da nossa, entende ?
Acho legal a gente tentar falar a nossa língua não perfeitamente, mas pelo menos procurar falar bem.

Bjs e obrigada pela visita.

Claudio disse...

Olá minha amiga... Como vãs as coisas? Sinto saudades de quando podia visitar este (e outros) blog's com maior frequência.
Estas passagens relatadas são engraçadas, mas sempre me dá uma pontinha de tristeza. Um povo que não conhece a sua língua não pode mesmo ir muito à frente.
Bjs e uma excelente semana.

Márcia disse...

Meu beijo Vanninha querida, boa noite

André disse...

olá vanna .
Primeiramente um Bom dia
Quero te parabenizar e dizer que achei muito interesante seu blog , e a maneira com que você fala das coisas .
(parabéns)
Queria lhe pedir que se possivel , escrevese um artigo de opinião , ou algo que ache que seja interesante pra mim postar no meu blog.
mais uma vez Parabéns
Tenha uma ótima semana .

Andre disse...

Que bom ..
Se Poder me mandar por i-mail acho que fica mais prático .
ai colocarei seu nome e o link do seu blog pode ser?
ojuniorpop@hotmail.com
muito obrigado.
bjs.