terça-feira, abril 04, 2006

Não sei o que fazer.

Bom dia queridos amigos.

Hoje estou tão frustrada, decepcionada e triste com minha profissão. Não é 100%, já que com as turmas que trabalho à tarde graças a Deus não estou tendo problemas.
Toda frustração vem das três turmas de ensino fundamental do curso noturno. (supletivo) Alguns são adultos que por necessidades profissionais tiveram que voltar a estudar, outros são adolescentes que por terem repetido muitas vezes quando estudavam de dia, resolveram estudar à noite no supletivo para se "adiantarem" e cursar o ensino médio de dia no ano que vem.
De onde vem minha frustração? Do fato de eles (adolescentes) não terem o mínimo compromisso com a aprendizagem, não terem respeito pelas normas e não terem educação. A ponte de saírem de sala na hora da explicação e não aceitarem ser chamados a atenção porque são "adultos", já estudam à noite. E você, no caso eu fico sem ação. Vocês vão dizer ah! mas se fosse comigo eu botava pra fora e não deixaria mais entrar. Tá! aí eu pergunto até quando? Ninguém garante que ele irá perceber que ele terá que mudar de atitude, terá que se adequar ao ambiente e buscar recuperar o tempo perdido se ele quiser ter uma vida melhor no futuro.
O pior é que isso me entristece porque sei que ele é quem mais perde e eu não posso fazer nada. Às vezes quero ter um tempo pra conversar com cada um em separado, mas não sou psicóloga, não sou assistente social e o pior é que não tenho pra isso.
Amigos, acreditem, não é má vontade, Deus sabe o quanto quero trabalhar para ajudá-los, mas acho que não tenho competência. É como costumo dizer ensinar quem quer aprender é "mole" quero ver mudar, transformar alguém.
Um aluno ou aluna não lembro uma vez disse: "prof. a senhora pega muito no pé da gente, parece mãe". Sou chata porque quero cumprir com minha obrigação. Para eles os melhores professores, pelo menos pra muitos, são os que contam piadas, falam de suas vidas, enfim, não trabalham.
Grande beijo pra todos e uma linda terça-feira.


Eles colaborarão para que tudo continue como está. Foi assim com outros que vieram antes deles e com os que virão depois deles.
Não sei se a música tem a ver, mas foi a que me lembrei enquanto escrevia.

Legião Urbana - Metrópole

"É sangue mesmo, não é mertiolate."
E todos querem ver
E comentar a novidade.
"Ó tão emocionante um acidente de verdade."
Estão todos satisfeitos
Com o sucesso do desastre:
"- Vai passar na televisão."
"Por gentileza, aguarde um momento.
Sem carteirinha, não tem atendimento
Carteira de trabalho assinada, sim senhor.
Olha o tumulto: façam fila por favor."
"- Todos com a documentação"
"- Quem não tem senha, não tem lugar marcado.
Eu sinto muito, mas já passa do horário.
Entendo seu problema mas não posso resolver:
É contra o regulamento, está bem aqui, pode ver."
Ordens são ordens.
"- Em todo caso já temos sua ficha.
Só falta o recibo comprovando residência.
P'ra limpar todo esse sangue, chamei a faxineira
E agora eu já vou indo senão eu perco a novela
E eu não quero ficar na mão."

5 comentários:

Fatima Gama disse...

Bom dia querida amiga! Não sei nem o que dizer, acho que só quem está dentro da sala de aula que sabe o que se passa, acredito que tenha mesmo hora que dá vontade de chutar o pau da barraca mas só tenho uma coisa pra te dizer, "se Deus te colocou ali é porque ocê têm competência para tal", peça ao Senhor para te dar sabedoria para mudar o que pode e resignação para aceitar o que não pode ser mudado.
Ultimamante ando sem paciência com o mundo todo. Beijos

Anônimo disse...

A educação infelizmente está corroída. Não falo somente da educação enquanto instituição escolar.
A educação via família tb está tombando.
É triste, mas é um fato.
Beijos e tenha a certeza que vc, pelo menos, está fazendo a sua parte. O seu melhor.

Anônimo disse...

Uma pena ver que pessoas com potencial acabam se desiludindo do estudo e da escola em função de muitos que não têm base nem perspectiva,não querem nada.Dificil situação do professor.
Adorei falar com vc Vanninha!!!rss
lindo dia
beijosssssssssssss

Anônimo disse...

Olá...
É assim mesmo, muitos querem estudar e não podem, outros têm a chance e deixam escapar. Um dia, eles vão cair na realidade e verão que deixaram prá trás a última porta que estava aberta prá eles, a educação. Quando este dia chegar, muitos podem estar em presídios, ou até mortos.
O principal da vida é escolher o caminho certo. Parabéns a você e a todos os professores, (minha irmã também), façam a sua parte, pelo menos.
Beijos,
beto.

Anônimo disse...

Vanninha querida, tudo bem aí?
Gostou dos links?
Passando pra desejar linda noite e belo dia!!
beijossssssssssssssss