domingo, abril 16, 2006

Para Refletir

CARTA DE UMA MÃE

Mães são criaturas especiais.

Elas têm uma visão de mundo toda peculiar. Guardam a experiência, porque já viveram mais tempo que seu filho. Experimentaram incontáveis alegrias. Também tristezas, mágoa e dor. E sabem que, por mais que amem seu filho, não poderão impedir que tudo isso ele também experimente: coisas positivas e coisas negativas. Sabem igualmente que tudo isso faz parte do grande aprendizado que redundará em progresso para ele próprio.
Possivelmente, por tudo isso é que uma mãe elaborou uma carta, mais ou menos nos seguintes termos:
Caro mundo: meu filho começou hoje na escola. Durante algum tempo, tudo vai ser estranho e diferente para ele. Eu gostaria que você o tratasse com carinho. Até aqui, sempre estive ao lado dele. Aquieto seu coração. Curo suas feridas. Estou por perto quando ele cai e rala o cotovelo ou o joelho. Quando ele cai da bicicleta, do skate e tropeça nos cadarços soltos do tênis. Mas agora tudo vai ser diferente. Esta manhã ele vai sair pela porta da rua, acenar para mim e começar sua grande aventura.
Ele irá aprender provavelmente sobre disputas, tragédia e sofrimento. Para viver neste mundo é preciso fé, amor e coragem. Por isso, mundo, eu gostaria que você o pegasse pela mão e ensinasse o que ele precisa saber. Ensine-o, mas com carinho. Ensine-o que, para cada malandro que existe por aí, existe também um herói. E que, em verdade, há muito mais heróis do que malandros. Heróis anônimos que realizam grandes proezas todos os dias. Fale-lhe muito mais dos heróis. Incentive-o a se tornar um deles. Ensine-o que para cada político corrupto existe um líder dedicado. E narre-lhe detalhes das vidas desses líderes para que os possa imitar. Ensine-o que para todo inimigo existe também um amigo. Diga-lhe como conquistar e conservar amigos. Ensine-o sobre as maravilhas dos livros. Livros de ciência, de arte, de grandeza.
Dê a ele um momento de silêncio para que possa ponderar sobre o mistério dos pássaros no céu, das abelhas ao sol e das flores nas campinas. Ensine-o que é muito mais digno fracassar do que trapacear. Ensine-o a ter fé nas próprias idéias, mesmo quando todo mundo lhe disser que ele está errado. Ensine-o que seu coração e sua alma nunca devem estar à venda. Ensine-o a fechar os ouvidos para o clamor da multidão... E manter-se firme e disposto a lutar quando achar que está certo. Ensine-o com carinho, mundo, mas não o mime, pois é o teste do fogo que produz o aço mais resistente.
Mundo, veja o que você pode fazer por meu filho. Ele é alguém muito especial. A educação de uma criança não é somente um trabalho de amor e um dever. É uma missão interessante, desafiadora e honrosa. Em verdade, ela exige do educador o melhor que ele tenha para dar. Por isso, maternidade e paternidade são missões das mais nobres, confiadas pela divindade à mulher e ao homem. Pense nisso! Equipe de Redação do Momento Espírita com base no cap. Carta de uma mãe ao mundo, do livro Histórias para aquecer o coração das mulheres, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jennifer Read Hawthorne e Marci Shimoff, ed. Sextante
.

Bom dia a todos, beijos num lindo dia e numa ótima semana.

14 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus! Que texto magnifico... Parabéns pela escolha. Esse livro Histórias para aquecer o coração das mulheres te tbm o histórias para aquecer o coração das mães se não me engano. Nunca li nenhum dos dois mas gostaria. Devem ser perfeitos! Gosto de mensagens assim que nos levam à reflexão. Parabéns pelo blog e pelas belas mensagens postadas aqui. Bjão, boa semana!

Anônimo disse...

O texto é realmente muito bonito. Toca fundo o coração da gente.
Eu tb acho que a paternidade (e a materniidade) é missão das mais nobres.
Eu tenho filho único e não vejo nos meus planos outro filho.
Muito ensinamentos do texto eu tento exercitar.
Ensiná-lo que é muito mais digno fracassar do que trapacear é um exemplo.
Tento não mimá-lo.
Mas às vezes gostaria que, ao nascer, tivesse vindo com um manual. rsrsrs
Como foi o feriado ?
Bjs

Anônimo disse...

Belo texto,muito bem escolhido para nos presentear.
Bela semana pra você também minha querida,
beijosssssssssss

Anônimo disse...

Belo texto,muito bem escolhido para nos presentear.
Bela semana pra você também minha querida,
beijosssssssssss

Anônimo disse...

Belo texto,muito bem escolhido para nos presentear.
Bela semana pra você também minha querida,
beijosssssssssss

Fatima Gama disse...

Educar é mais que obrigação é um ato de amor, de dar aquilo que temos de melhor. Uma grande responsabilidade, nós que estamos começando nesta carreira devemos ter muita honra em ingressar nela. Sinto orgulho em dizer que sou Professora, linda profissão! Só o Lula que não acha, fugiu da escola né rsrs

Anônimo disse...

Lindo texto!! Educar é um tarefa complicada realmente, ainda mais com o mundo do jeito que está, com alguns valores perdidos!! Ser mãe então deve ser uma preocupação constante com a educação. Beijuxx Lindona e boa semana : )!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lindo dia Vanninha querida,
beijossssssssssss

Anônimo disse...

Salve Vanna !!!
Belo post !!
Minha Páscoa foi tudo bem Graças a Deus, perfeita Paz !!!
E Voce minha linda como andas?
Beijooooo no coração !!!

Anônimo disse...

Salve Vanna !!!
Belo post !!
Minha Páscoa foi tudo bem Graças a Deus, perfeita Paz !!!
E Voce minha linda como andas?
Beijooooo no coração !!!

Anônimo disse...

faltou parte do link ..rss

Anônimo disse...

salve,Wanna
Que linda carta...adorei!Vc como sempre,sabe escolher aquilo que todos nós devemos nos lembrar todos os dias..
Beijos

Nathali disse...

Vanninha queridissima.. estou passando aqui a todo vapor para te deixar um beijo e dizer que você é uma pessoal prá lá de especial.

Que Deus a faça muiitissimo feliz todos os dias da sua vida.

Bjo! Bjo! Bjo!.. ;)))

Anônimo disse...

Não pare de se coçar,arrume quantas sarnas achar que deve,rsssss
Lindo dia Vanninha,
beijossssssssssssss