domingo, dezembro 11, 2005

Educar hoje para viver bem o amanhã

Queridos amigos amei a visita de todos.

Beijos e tenham todos uma ótima segunda-feira.

JOVENS E DIRETRIZES
Jacqueline tinha oito anos de idade e seu irmão Coly tinha seis.
Perderam o pai em um acidente automobilístico havia nove meses.
Então, Jacqueline, muito ligada ao pai, ficou desesperada.
Ele que era seu disciplinador dedicado, já não estava mais presente.
Em poucos meses, tudo se transformou. A mãe, que não se preocupava com a disciplina da família, agora se descontrolava com freqüência. Um caos, uma revolta sem fim tomou conta da família. Irmão contra irmão, gritos, agressões e palavrões até mesmo contra a própria mãe. Uma situação insustentável. Então, a mãe percebeu que necessitava de ajuda para reequilibrar e assumir o controle da família, já que não restava outra opção.
Contratou uma educadora para auxiliá-los. Depois de muitas análises do comportamento e da rotina familiar, a educadora traçou um plano. Respeito, vontade, obediência e muito diálogo, foi o que receitou.
Colocou para a mãe a necessidade da liderança para dar um norte aos filhos, e o estabelecimento de limites.
Aquela garotinha havia perdido não só a presença e o amor do pai, mas também as barreiras em que se apoiava para a conquista da liberdade. Aos poucos a mãe foi aprendendo a exigir na hora certa, a direcionar os acontecimentos com firmeza e respeito, assumindo realmente o seu papel de mulher adulta e responsável.
O lar voltou a ter harmonia e tudo melhorou. Jacqueline agora entendia que havia alguém de volta na sua vida, que por muito amá-la lhe dizia o que podia ou não fazer, o que estava certo ou errado. Assim ela ficou mais doce e amável, tornando-se grande companheira da mãe, como nos tempos do pai.
A educação deve ser o centro das atenções nas famílias, pois a família é a célula da sociedade. Cada detalhe e ou acontecimento devem ser explicados com naturalidade, sem que o educador negligencie ou desconsidere a inteligência da criança. Com devotamento na educação, evita-se que os filhos fantasiem ou criem pensamentos equivocados a respeito da vida. Um diálogo sincero e amigo traz à tona o sentimento para se juntar à teoria, fortalecendo e criando novos hábitos, em bases sólidas e confiáveis. O diálogo lúcido e respeitoso impede a formação de personalidades caprichosas, que só estão satisfeitas quando podem ditar a última palavra.
A educação correta na infância poupa desgastes no futuro e evita impactos dolorosos e marcantes no ciclo da vida.
Pense nisso! "A melhor, a mais eficiente e econômica de todas as modalidades de assistência é a educação, por ser a única de natureza preventiva.
Não remedeia os males sociais; evita-os."

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá...
Mais um texto bem interessante, sobre tudo na parte que diz :
"A educação correta na infância poupa desgastes no futuro e evita impactos dolorosos e marcantes no ciclo da vida".
É exatamente isso que falta na formação dos jovens adolescentes de hoje em dia. E educação correta significa não "passar a mão na cabeça" quando fazem algo errado e que prejudiquem toda uma sociedade.
Quero saber educar minha filha, para no futuro poder ter bastante orgulho dela e das pessoas que a cercam.
Beijos,
beto.

Anônimo disse...

Parabéns pela casa nova.
Estava doente. Uma virose quase me matou !!!
Porém, estou de volta. O blog está lindo.

Anônimo disse...

Vanna

Mudou de template,legal!!!!Mais um ótimo texto!

Os pais precisam fazer sua parte que é educar os filhos,não adianta delegar isso a escola,a babá ou aos avós. Nós temos essa responsabilidade e depois não dá pra chorar o leite derramado. Filhos que tem pais sem tempo para educa-los e acompanha-los, serão os adultos problemáticos de amanhã. Tudo bem q toda regra tem sua excessão.
Eu procuro educar meu filho,nem sempre acerto, mas tento fazer o melhor e isso sem duvida alguma é estar perto e estar perto com qualidade...

Um beijo e uma ótima semana!

Anônimo disse...

Ótimo texto Vanna. Concordo plenamente com o conteúdo dele. Se o governo não prioriza e não investe como deveria em educação, q pelo menos em seus lares, as crianças possam receber orientação adequada para o bom desenvolvimento vital.
Beijão e ótima semana a vc.

Anônimo disse...

depende de nós esse futuro...
passando pra desejar linda semana minha querida..
beijosssssssss

Anônimo disse...

É um tema bem polêmico, educar é muito difícil, alguns pensam que sabem, outros como eu tem a certeza que não sabem e muitos conseguem educar com sabedoria. Minha filha de 13 anos, já uma aborrecente tem me dado muito trabalho mas sei que é uma fase, espero que eu consiga manter as rédeas da situação rsr, so Jesus pra fazer eles acalmarem rsrs

Anônimo disse...

Olá...
Vamos nos ver no domingo ?
Podemos combinar hora e lugar...
Ou sábado, se preferir.
Posso te ligar, quarta ou quinta e acertar detalhes.
Beijos,
beto.

A Fátima também.