segunda-feira, junho 12, 2006

Se todos se tocassem!

Bom dia queridos amigos.
Esse texto deveria ser lido por todas as pessoas e em todas ele deveria despertar o desejo de se modificar, de se transformar para que o mundo assim pudesse experimentar o resultado do que é amar ao próximo.
Beijos pra todos e um lindo dia.

EGOÍSMO
O egoísmo é a fonte da maioria absoluta dos males que assolam a humanidade.
A exagerada preocupação com os próprios interesses faz com que qualquer coisa que os contrarie tome desmedida importância.
Essa forma equivocada e rasteira de perceber a vida a todos prejudica. Primeiro, tira a paz do próprio egoísta, que se angustia em suas tentativas de submeter o mundo aos seus interesses. Segundo, causa danos à sociedade, que não pode ser harmônica enquanto seus integrantes se digladiam.
Já a solidariedade e a preocupação com o bem-estar coletivo disseminam a felicidade. Tome-se como exemplo a questão da segurança. Os habitantes das grandes cidades vivem em estado de alerta, com medo de serem molestados. Quem pode contrata serviço de vigilância para sua residência.
Há preocupação constante com os filhos e os parentes em geral. Teme-se um assalto, um seqüestro relâmpago, um golpe de qualquer ordem. Tal situação é típica de uma sociedade egoísta.
Se a preocupação com os próprios interesses fosse menor, poderiam ser encontradas formas de resolver o problema. Mas para isso o objetivo das criaturas não poderia ser fazer crescer a qualquer custo o próprio patrimônio.
É bom e natural que os homens se preocupem em conquistar bens que lhes garantam uma vida digna, e fomentem o progresso. Mas quando a busca das coisas materiais é exacerbada, ela causa grandes problemas.
Numa sociedade em que a grande maioria está despreocupada com o bem-estar coletivo, as disparidades crescem. É impossível que todos conquistem exatamente o mesmo nível de conforto.
Os homens são diferentes em talentos e habilidades. Mas é necessário assegurar condições para que todos conquistem o mínimo indispensável a um viver digno. Quando o homem consegue ver o próximo como um semelhante, torna-se solidário.
A dor do outro dói tanto quanto a sua. A miséria e o desemprego na casa do vizinho são tão trágicos como se fossem na sua residência.
Imagine como seria bom viver em uma sociedade segura. Sair tranqüilo na rua, mesmo à noite. Mandar seus filhos para a escola, certo de que ninguém os molestaria.
Está nas mãos de todos adotar as providências iniciais para uma reforma social. Essa reforma principia pela modificação do próprio comportamento.
A reforma íntima é uma dura batalha. É mais fácil vencer os outros do que a si mesmo. Mas não há equívocos no universo, que é regido pela sabedoria divina. Cada qual vive no meio que lhe é mais adequado. Se você deseja viver em paz, comece a burilar o seu interior. Preste atenção em todas as suas atitudes que revelam egoísmo.
Esse egoísmo pode ser pessoal, familiar ou de classe. Analise o que você deseja para você, para sua família ou para sua classe profissional.
Há como estender tais vantagens para os outros? O custo de suas regalias não é excessivamente alto para os semelhantes? Certamente vale a pena moderar um pouco os próprios anseios, em prol de uma vida harmoniosa. De nada adianta enriquecer causando o empobrecimento alheio. Não é possível viver em paz em meio à miséria e à dor dos semelhantes.
A genuína felicidade surge quando se aprende a compartilhar. Quem experimenta a ventura da solidariedade jamais volta atrás.

Equipe de Redação do Momento Espírita.

14 comentários:

Anônimo disse...

Olá...
Enriquecer causando o sofrimento alheio...
Isso é verdade, muitas pessoas e países agem deta forma.
Excelente texto.
beijos,
beto.

Claudio disse...

Hoje estou correndo... rsrsrs
Copa, Brasil, coisa e tal.
Já ouviu uma música do Raul Seixas chamada Eu Sou Egoísta???
Bjs e tenha um ótimo dia.

Márcia(clarinha) disse...

Vanna querida,
como sempre você fez excelente escolha do texto, quantos egoistamente vivem só,preferem não compartilhar amizade,vida...
O jogo acabou e 1X0 sofrido, vamos ver domingo,né?
Linda noite querida,
beijosssssssss

Fatima Gama disse...

Voltou? Que bom que ele voltou ao normal, eu entrei lá na ajuda mas tudo em inglês e não deu pra entender nada.
Quanto ao texto eu não sou egoísta, gosto de dividir, adoro poder ajudar mas não só quando posso mas até naqueles momentos que não posso, que vai fazer falta eu tiro e dou, Deus sempre me recompensa e nunca falta, ele é fiel! Beijos

Elcio Domingues disse...

Querida Vanna:

Espero que só a sua presença constante lá não mude.

Quanto a esse problema do egoísmo, concordo com a essência do texto. Compus até um poema que fala sobre isso e talvez eu o publique em homenagem a vc, que foi a primeira a comentar depois que reformei o blog.

Bem, no último domingo li na Folha uma reportagem sobre um evento que aconteceu bem aqui perto de Campinas, em Helvetia. Tratou-se de uma festança oferecida num haras e que reuniu a "fina flor" dos endinheirados, belos e jovens. A Mônica Bérgamo, que escreveu a matéria foi irônicamente ácida e senti um misto de indignação e prazer com o que li.

Citei esse fato porque é emblemático nesse Brasil que de cordial não tem nada. É, pelo que vejo, um dos países mais cínicos e brutais do mundo (e as estatísticas de violência e desigualdade social não me deixam mentir). Tudo isso, sem falar nas "Daslus" construídas nas caras das favelas. Como não querer que esses desvalidos se voltem e se revoltem contra nós, que temos só mais um pouco do que eles, na maioria dos casos e que por isso, não podemos sequer nos proteger com o forte aparato de segurança que a casta podre se vale?

Para finalizar, parafrasearei a letra de uma canção de Jorge Ben:

"Moro num país tropical amaldiçoado por Deus e cínico por natureza..."

Bjs!

Elcio Domingues.

Márcia(clarinha) disse...

Vanninha,
tá tudo normal por aqui agora né? que bom.....
Era o Blogspot em manutenção.
Lindo findi querida,
beijosssssssssssss

Ladra do Bem disse...

Compartilhar é tudo. Depois vou te enviar um texto (ai...tomara q eu não esqueça...risos) que retrata bem o egoismo.
Xêro

Anônimo disse...

Depois passa no meu blog que eu tenho novidades ... Sabe que Vivi já tem gosto próprio ?!? Passa lá e descobre por que eu digo isso ... Beijinhos ,
Bel .

pattyalves disse...

Vanna

O egoísmo existe e infelizmente as vezes pertinho de nós...
Uma ótima semana querida

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Anônimo disse...

Prettу! Thiѕ wаs an incгеԁibly ωonderful post.

Thank you for supplying this information.

My wеbѕite :: www.sfgate.com

Anônimo disse...

I fоr all time emailed this weblog pоst page to аll my aѕsoсiates, for the reaѕоn that if lіke to read
it after thаt mу links ωill too.


Feel free to surf to my web page - www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I'm not sure where you are getting your information, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission.

my webpage ... Http://Www.tealiv.com

Anônimo disse...

I really lοve youг site.. Great coloгs & theme.
Dіԁ you develop this sіtе yourѕеlf?
Pleaѕe replу bacκ aѕ I'm wanting to create my very own blog and would love to find out where you got this from or just what the theme is named. Kudos!

Feel free to visit my website; v2 cigs