domingo, agosto 06, 2006

Ser otimista é acreditar que tudo é possível

Bom dia queridos amigos.
Espero que todos tenham tido um ótimo fim de semana de sol.
Grande beijo, linda segunda-feira e uma abençoada semana pra todos.

PERFIL DO OTIMISMO
Quando as andorinhas, bailarinas ligeiras, dançam no ar, coloridas pelos últimos raios do sol poente, o suave calor da primavera anuncia a chegada alegre das flores e da renovação da vida. Arrebentam-se as fendas dos velhos muros e morros cansados, deixando que os vegetais surjam em variado verdor e os campos largos se exibam com matizados em festa inigualável.
As mãos mágicas do Celeste Pintor saem derramando tintas e perfumes embriagadores em todo lugar, confirmando seu inefável amor pelas Suas criaturas.
Os córregos cantam com as águas apressadas e as cachoeiras arrebentam cristais nas pedras resignadas, que os recebem felizes. Há uma revolução geral, e os dias frios partem, deixando as lembranças tristes sepultadas sem saudades.
Revoadas de aves alegres, incessantemente, bordam os céus com imagens sucessivas de beleza incomum.
A primavera é o otimismo da natureza cantando o poema da estesia de Deus. Enquanto se repita, a aliança de amor permanece entre o homem descuidado e seu Pai zeloso, sustentando a esperança. Apesar disso, muitas criaturas desanimadas, deixam de fitar a claridade do dia primaveril, mergulhadas na noite das suas paixões.
Preferem olhar o chão onde permanece o lodo, a contemplar o alto onde fulguram as estrelas. Por isso, tornam-se torpes, amarguradas, perturbadoras. A vida humana, qual ocorre com a da natureza, passa por quadras variadas que se sucedem em ordem de grandeza, servindo uma de base à outra, indispensáveis à harmonia de conjunto.
A noite, que convida ao repouso, enseja a reflexão para o dia, que propicia a ação. O inverno, que parece destruidor, também enseja a preservação da energia, que estrugirá em vida na primavera.
A criatura humana é o mais grandioso investimento de Deus, na Terra, e ser otimista quanto ao futuro, mesmo que haja dificuldades no presente, é o mínimo que lhe cabe, como afirmação da sua realidade e gratidão ao seu Genitor.
Quem pretende conservar tristeza no coração, encontrará sempre motivos falsos para sustentá-la, acalentando a queixa, cultivando a desdita e nutrindo-se da insatisfação. O otimismo é gerador de adrenalina emocional, que estimula o sangue, impulsionando ao avanço, à alegria fomentadora da ação.
Cultivando-o nos sentimentos, adquire-se visão para penetrar o lado oculto ou sombrio das ocorrências e entusiasmo para não desfalecer ante os primeiros insucessos da marcha, prelúdios das vitórias futuras.
Quem não possui capacidade para sustentar com valor os embates malogrados, não tem condições para viver as grandes e decisórias batalhas.
Nos céus dos que amam e confiam em Deus com otimismo, sempre haverá andorinhas bailando em prenúncio de gloriosas primaveras. "O homem deve impor-se a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas e arejar esconderijos pestilenciais de pessimismo mediante o aroma da esperança".

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. Perfil do otimismo, do livro Perfis da vida, Divaldo Franco, pelo Espírito Guaracy P. Vieira, ed. Leal, e livro Repositório de Sabedoria, vol. II verbete otimismo.

11 comentários:

Nathali disse...

oi queridissima e doce Vanna... ;)))
Vim te visitar, te deixar uma beijoka e mais uma vez agradecer toda a sua dedicação, carinho, gentilezas.

Que sua semana seja somente luz, somente riso, somente flor, aromas deliciosos e pura beleza.. ;)))

um baita beijo.. ;)

Anônimo disse...

Vanna

O fim de semana foi de sol por aqui. Ainda bem,né? Caramba, o friozinho é gostoso,mas meus pés congelados estavam doloridos...rsss

Eu não sei se tenho um perfil otimista, mas tento sempre. Acho que sou meio assim como ela:

...O meu mundo não é como o dos outros quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista sou antes uma exaltada com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudades... sei lá de quê! (Florbela Espanca)

Um beijo e uma ótima semana!

Anônimo disse...

O final se semana foi de sol, mas aqui no Rio ainda tá meio friozinho, né ?

Eu acho que, às vezes, nós temos capacidade para sustentar com valor os embates malogrados, mas ninguém ensina isso na escola. Temos esta capacidade, mas não sabemos utilizá-la.
Bjs e um ótimo dia, minha amiga.

Anônimo disse...

Você colocou tudo muito bem com esse post.
Com certeza ser otimista faz uma grande diferença na vida.
Parabéns pelo texto.
Abraços

Anônimo disse...

Olá...
O otimismo precisa ser resgatado dentro de nós. Muitas vezes deixamos de lado essa vibração e a vida acaba caindo num abismo. Acreditar que tudo vem de Deus e que está Nele a força que precisamos.
Beijos,
beto.

Anônimo disse...

Aqui em SP o fim de semana foi legal!

E por mais que as lutas venham não podemos desistir, nem desanimar!

Acreditar sempre.

bjs e ótima semana pra vc

Anônimo disse...

Vanninha querida,
realmente um lindo findi de sol,ainda bem...
Otimismo é uma qualidade que carrego,graças à Deus, sempre vejo o lado bom das coisas e isso me mantém forte e feliz.
Linda semana querida,
beijossssssssss

antónio paiva disse...

Olá.....


Beijinhos e noite serena

Anônimo disse...

Oi,linda
Que texto lindo!
Nem parece aquela Silvana da Comuna...adorei o trocadilho ,lembra?Ainda estou sem PC (estou no da Mari!)Por isso ando postando pouco.Aproveitei e escrevi post novo!
Bjs

Anônimo disse...

Olá,minha amiga
Belíssimo!Há um pedacinho do texto que é a minha filosofia de vida:
"Quem não possui capacidade para sustentar com valor os embates malogrados, não tem condições para viver as grandes e decisórias batalhas"


Uma ótima semana
bjs

Fatima Gama disse...

Se existe alguém mais otimista que eu tô pra conhecer, sou o tipo que saio pra praia, chega lá o tempo ta nublado e eu fico o dia inteiro dizendo que o sol já vai abrir rsr e volto embaixo de chuva mais branca que cheguei rsr, o otimismo me faz feliz porque por mais triste que eu fique com alguma coisa eu sempre vejo o lado bom, claro que tem, horas que o excesso é prejudicial, nem sei se é um defeito ou uma virtude, mas gosto de ser assim! Beijos