domingo, março 25, 2007

Fazer o certo depende de cada um.

Bom dia queridos amigos.

Esse texto fala sobre algo que eu acredito ser o que impede o mundo de ser melhor. A falta de mais pessoas imbuídas do desejo de não se deixar conrromper ou não temer represálias por querer que o certo seja feito. Seria o tolerância zero da sociedade.
Grande beijo pra todos e uma abençoada , divertida e produtiva semana.

COMPROMISSO COM A CONSCIÊNCIA
Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém, não é mesmo? No entanto, ninguém jamais ouviu ou leu uma manchete com os dizeres: "Foi roubada a coragem desta ou daquela pessoa", "Foi extraviada grande porção de otimismo.Quem a encontrar favor devolver no endereço citado". Ou então, "Incêndio consumiu toda a fidelidade de fulano" ou "Naufragou a honestidade de beltrano."
Enfim, nunca se ouve falar que as virtudes de alguém tenham sofrido assaltos ou outro dano qualquer. Todavia, isso acontece diariamente quando as negociatas indignas põem por terra a honestidade e a honradez deste ou daquele cidadão, que sucumbe ante grandes quantias em dinheiro ou favorecimentos de toda ordem. No entanto, as virtudes que se deixam arrastar por interesses próprios, não são virtudes efetivas, são ensaios de virtudes. Quem verdadeiramente conquista uma virtude, jamais a perde.
Contou-nos um amigo, jovem advogado que labora num órgão público que, em certa ocasião, estava com uma pilha de processos sobre a mesa, quando seu superior entrou na sala, tomou dois daqueles processos e pôs de lado, dizendo-lhe: "Quero que você arquive estes processos." O advogado perguntou por que razão deveria arquivá-los, e o diretor respondeu simplesmente: "Porque os acusados são meus amigos e me pediram esse favor".
O moço, que tinha compromisso sério com a própria consciência, fez com que os processos seguissem seu curso, sem interferir. Tempos depois, os acusados tiveram que arcar com as custas do processo e indenizar vários cidadãos, aos quais haviam prejudicado de alguma forma. Quando questionado por seu superior sobre o ocorrido, o advogado argumentou que o fato de os acusados serem seus amigos, não era suficiente para isentá-los da responsabilidade de seus atos.
Se o jovem advogado não tivesse firmeza de caráter, poderia ter dado ocasião a que fosse registrado em sua ficha espiritual a seguinte anotação:
"Este Espírito sofreu, em tal data, um assalto da corrupção e da prepotência e teve seus bens mais preciosos, que são a fidelidade e a honestidade, roubados." Felizmente isso não aconteceu.
* * *
Toda vez que permitimos que nosso patrimônio ético-moral seja comprado ou roubado, ficamos mais pobres espiritualmente.
Quando aplaudimos a corrupção e a ganância dos outros, somos coniventes com essas misérias morais, e empobrecemos. Pense nisso, e considere que vale a pena preservar esse bem tão valioso que é o seu patrimônio moral.

Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em fato real.

4 comentários:

Anônimo disse...

E por esquecer que esses valores são tão caros o ser humano se permite o assalto sem reagir, triste né Vanninha?
Tratemos do nosso espírito antes que nos seja caro demais.
linda semana minha querida
beijossssssssssss

Anônimo disse...

Oi,linda
Ando sumido,nénão?Mas,vc,como boa amiga,continua me visitando e eu adoro sempre seus ccomentários.Muito obrigado!
Seu texto é ótimo!A coisa da ética e da moral deveria mesmo ser mais debatida entre nós!Deu para refletir!
Beijão

Anônimo disse...

oi,querida: esse texto reflete o que está acontecendo hoje em dia.Na verdade,há tempos e tempos: o ser humano deixa acontecer as coisas,se omitindo,torna-se cúmplice. Seus textos são ótimos,sempre nos fazendo refletir.
No mais é como disse Dale Carnegie,um dos primeiros a publicar textos de "auto-ajuda" :"O poder nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a veemência e perseverante enegia de sua alma a um fim, vencerá os obstáculos, e, se não atingir o alvo fará, pelo menos, coisas admiráveis.".Te deixo um beijo com carinho. Antonio

Anônimo disse...

Tb acho que este talento das pessoas de estarem imbuídas no espírito transformador uma qualidade ímpar.
Preferências ideológicas a parte, Che Guevara dizia que se você tem este espírito transformador dentro de você, você é um socialista.
Bjs e um lindo dia para vc.