quinta-feira, agosto 09, 2007

Aljudando a alimentar o Brasil

Bom dia queridos amigos.
Dando um tempo nas desventuras da princesa para contar que na quarta-feira passei o dia ajudando uma amiga no desenvolvimento de um trabalho para sua tese de mestrado em engenharia de alimentos.
A conheci, acho eu, que terminando o ensino médio e acompanhei sua luta para passar para o curso de Nutrição da UERJ e desde então vejo seu empenho e dedicação para adquirir conhecimento para sua área e sua preocupação com a qualidade na alimentação dos brasileiros, o que não sei se conseguirar, já que gostamos mesmo é de muita buginganga. rsrs
Se eu soubesse como fazer, deixaria aqui as fotos em que apareço em ação: cortando, descascando, lavando entre outras atividades. Na verdade me senti não uma ajudante, mas a própria ENGENHEIRA DE ALIMENTOS. rsrsrs Assim que receber as fotos deixarei no meu álbum no orkut.
Ela está criando um projeto sobre produtos fortificado. Vocês dirão: mas isso já existe. Só que, acredito eu, o seu visa atender a classe menos favorecidas já que seus produtos enriquecidos com vitaminas seriam os que agradam ao bolso e ao paladar dessa clientela.
Ela propõe adicionar às geléias de frutas e doces ingredientes como: cálcio, ferro, vitamina a e outros nutrientes necessários e que por faltar no organismo causa problemas de saúde.
Fiquei meio deslumbrada com o lugar, o maquinário usado para cozer, triturar, lavar e toda outra ação necessária para se chegar ao produto final.
O lugar onde passamos o dia para a realização desse projeto que durante seis meses será analisado pelos tecnicos da Universidade Rural do Rio de Janeiro foi o SENAI de Vassoura onde são ministrados vários cursos na área de alimentos, entre eles o de cervejaria, panificação e confeitaria. Para o ingresso nesses cursos faz-se prova de Português e Matemática o que me fez lembrar dos meus alunos que se eu não os convencer da importância e necessidade do estudo para uma qualificação profissional, estarei contribuindo para um país de pessoas "inimpregáveis" e que viverão em sub-empregos ou desempregados.
Que o Brasil invista mais em educação e pesquisas e que todos ou muitos educadores queiram colaborar com a mudança de postura dos nossos alunos para que se acredite num futuro melhor.

Grande beijo para todos, ótima sexta-feira e um fim de semana maravilhoso.

7 comentários:

Fatima Gama disse...

inimpregáveis rsr, realmente você tem razão, os jovens não estão nem um pouco preocupados com o futuro. Legal os projetos dela. Também acho que o Brasil deveria investir mais porém o dinheiro não sobra porque vai todo na corrupção, um país de deslumbrados que desviam toda a verba que deveria ser para ajudar o país a crescer, sinto raiva de ser brasileira, gostaria de ter nascido num país menos corrupto e com dirigentes mais honestos e com pulso no combate a corrupção, mas como? Se eles fazem parte da corja? rsrr bjs e bom fim de semana

Anônimo disse...

Tudo muito legal. Desde a sua participação, o projeto, além do texto.
Lamentável apenas que não seja uma notícia que esteja no Jornal Nacional! Falta muito a este país...
Bjs e um ótimo dia.

Anônimo disse...

concordo com a Fátima,esse tipo de projeto é feito por gente excepcional,como vc e sua amiga.pena que não sirva de exemplo para os mais jovens.Acho que está na hora de mudar o jeito de ensinar,para dar motivação à comunidade mais jovem de ingressar em projetos semelhantes.Esses projetos são feitos pela população mesmo,não adianta esperar nada do Poder público..um beijo,querida,um fim de semana de delícias.. antonio

Bel disse...

Vanna ,
sumiu o que comentei ...
a mochilinha é de poodle rosinha muito fofo !
Mas só ganhará no Natal ...
Beijinhos ,
Bel .

Anônimo disse...

Olá...
Estes projetos são todos interessantes, mas desconheço outros lugares no mundo com estas preocupações.
beijos.
beto.

.. disse...

Olá,Vana
Neste tipo de enganjamento eu acredito...e o seu entusiasmo é natural,pois vc está vendo,está colocando a mão na massa...
Parabéns pra vc e parta sua amiga!
Quero mesmo ver as fotos..
Beijos

Anônimo disse...

oi,vanna: passei prá te desejar um esplendido domingo e prá te indicar o blog do meu amigo Luiz Alberto, que ,à exemplo do Edson Marques,escreve coisas lindas para as mulheres. (http://novobloguerotico.blogspot.com/). Um beijo.