domingo, setembro 30, 2007

Deus quis e nós conseguimos.

Bom dia queridos amigos.

Queridos, para os que estão comigo desde o início do ano devem se lembrar que a escola em que trabalho foi despejada porque o governo anterior não pagou o aluguel só que numa reunião extraordinária fomos informados que o Estado ganhou o processo de desapropriação e na próxima semana voltaremos ao nosso antigo prédio.
Nossa, foi uma festa. Talvez alguns de vocês não entendam o porquê, mas é que quando temos nossa matrícula numa escola, temos certos privilégios tais como escolha de horário, que perderíamos se tivéssemos que ir para uma nova escola, sem contar com a possibilidade de sermos obrigados a ir para uma escola de difícil acesso ou outros transtornos.
Graças a Deus tivemos um bom final e os que tiveram que abandonar ou optaram por abandonar o barco antes talvez retorne e que forme novamente o time vencedor e lutador por uma educação de qualidade ainda que seja apenas na formação do caráter dos nossos alunos.

Abaixo publico uma conversa que tive com um amigo sobre educação

Ele diz:
Já pensou em vir para iniciativa privada?
Viu o que os médicos de Alagoas fizeram...? abandonaram o serviço público, rapidamente arrumaram jeito de parecer de dinheiro para novos contratos.
A escola pública faliu de vez...mas ninguém quer perder a boquinha...se todos os bons professores já tivessem saído, com certeza a educação não estaria nesse caos. A demanda para escola particular é muito grande, mas ninguém que largar o serviço público. Estou fora de concurso público, pelo menos por enquanto...apesar de achar que essa situação é irreversível.


Eu respondo:

Tem uma vaga aí pra mim? rsrs
A situação da escola pública está primeiro na sociedade q não valoriza a educação como forma d transformação. O trabalho q fazem com os q mais precisam da escola pública por parte dos interessados em q eles permaneçam escravos d suas vontades d se dar bem a todo custo não é d brincadeira. Os caras não têm auto-estima, não têm perspectiva, não têm consciência d q eles podem mudar tudo isso pq eles são maioria. Na rede pública vc tem muita gente comprometida, mas a banda podre exerce um fascínio maior na sociedade e são eles q são valorizados. Na área d educação não iria pra rede privada pq os alunos querem menos q os nossos da rede pública e ainda são ensinados q não precisam d nós pq serão herdeiros ou se safarão d tudo pq têm dinheiro e poder. Olha, ainda acredito q faço o melhor mesmo q pra uma dúzia somente. E é isso q vc deveria fazer. Fazer o melhor p/ os q estão ao seu redor pq dar consciência política a alguns significa resistência e não permitir q eles tomem o poder d vez.

Ele diz:


ah !! ainda não tomaram o poder de vez? rrss

Eu respondo:

Querido, acho q muitos já desistiram mesmo. Acho q estamos levando a sério a frase q diz q contra a força não há resistência. Vc v q muitos pais desistem d seus filhos pq não conseguem fazer com q eles entendam seus propósitos. Sabe, às vezes sinto vontade d fazer como diz a música "Eu queria ter na vida simplesmente uma casa, um mato verde pra plantar e pra colher..." Tem horas q m sinto tão impotente, tão incompetente, tão sem vontade d brigar com todos e tudo e ver q os outros estão se dando bem sem se importarem com o q m incomoda, com o q m frusta. Quando vejo meus alunos "cagarem e andarem" p/ o q ofereço a eles em forma d conhecimento seja d gramática, seja d vida, seja d cultura geral fico extremamente triste pq não sei como fazer diferente disso. Claro q quando o tempo passa e alguns voltam (via orkut) e diz: "Olá prof. não esqueço d suas broncas, m ajudaram muito, mesmo q na época eu "fingia" q não tava nem aí" Aí vc pára, respira e v q nossa luta não tem resultados imediatos e nem faz vencer todos. Com isso continua-se e sente-se um orgulho e um prazer em ser quem é e fazer o q faz.

Ele diz:

a ordem é criar um mundo paralelo...(Lobão)

Não sei bem o q isso quer dizer.
Grande beijo para todos e que tenhamos uma linda e abençoada semana.


17 comentários:

Anônimo disse...

Sabe? Chega a emocionar a forma íntegra como encara a educação (cada vez mais prioritária) no nosso país.
Quem dera tivèssemos mais profissionais como você por aí.
Bjs e um excelente dia.

Anônimo disse...

olá...
o ensino é ruim no mundo todo, não é só aqui, eu assisto muito o noticiário portugues, espanhol e italiano e vejo os mesmos problemas que enfrentamos aqui.
não deve ser fácil falar com alguém, que parece que está sacando o que está dizendo e vir com uma 'besteira' dessa :
""a ordem é criar um mundo paralelo...(Lobão)"".
o que será que eles quiseram dizer / rs..
ele ainda diz que a educação está ruim, ouvindo lobão, ele acha que vai melhorar, rss
bjs
beto.

Bel disse...

Amiga ,
Vivi adoreou os presentes e hoje ganhou mais !!!
Sei que todos tem sua hora mas gostei que não era a dela ainda !
Bel .

Unknown disse...

Ola´amigo Beto, já tentou ler alguma coisa que "esse" Lobão escreveu? talvez você esteja em um mundo paralelo...Mas ainda sim, gostaria e possivelmente acharia interessante seus autores prediletos...Está vendo é aí que começa a hipocrisia, garanto que seu filho e você nunca estudaram em uma escola pública, eu posso falar, estudei e o que era no fim dos anos 70 não é nem sombra do que está aí hoje, a educação foi engolida pela hipocrisia e pela ganância do sistema, que está preocupado em formar mão de obra para alimenta-lo, existem centenas de pessoas iguais a Vanna que ainda acreditam, inclusive eu, que sou formado, nós formamos o mundo paralelo...não rimos das pessoas quando não gostamos do "lobão"... Você ainda duvida d quem é a culpa desse caos politico-educacional-economico?...é sua....

Fatima Gama disse...

Fico feliz por sua vitória e por não ter que mudar de escola. O sitema é ruim porém acho que vai melhorar, é só não votarmos mais em Lulas da vida, ele não estudou e não está nem aí para a educação, continue acreditando porque eu professora Fátima acredito rsr, não é utopia rsr. Bjs

Mari disse...

Oi,linda
Bem...falar em educação em alguns países,inclusive (a ainda mais no Brasil) fica parecendo que as pessoas plagiam as outras,mas não!É que ó cáos se instalou de vez mesmo...É uma pena,pois eu creio que somente a educaçõa resolveria todos os demais problemas..
Parabenizo aos professores,como vc que não abandonam o barco!
Bjs

Anônimo disse...

andré, vou te reposnder aqui pois não tenho outro caminho, me desculpe Vanna.
em primeiro lugar, não sou seu amigo, pois não lhe conheço.
o que esse lobão escreveu ?
poesias ?, alguma coisa util ? ou "eu ligo o rádio e blá blá blá...."
eu que estou num mundo paralelo ? eu vivo a realidade, não uso drogas para ir prá esse mundo paralelo...
eu hipócrita ? pirou ?
já estudei a minha vida toda em escola pública sim com muito orgulho e sempre bati de frente com professores retardados com esse mesmo pensamento. esse papo de "ganância do sistema" é coisa de PT, o principal culpado da bagunça que está em todo país com roubalheiras e falcatruas que muitos idiotas elegeram.
eu concordo com a vanna, o que eu disse foi o mesmo que ela : O que ele quis dizer com esta frase ridícula do lobão, seu autor predileto.
eu não ri das pessoas eu conheço o lobão pessoalmente e ele é um idiota como muitas pessoas que estão formadas por aí...
a culpa não é minha a culpa é de quem joga a culpa nos outros, você.
se a educação está um caos e vc é 'formado' para educar, de quem é a culpa ?
vanna, amiga, desculpe, mas assim não dá.
bye bye.

Unknown disse...

Professores retardados? O sistema capitalista selvagem é coisa do PT?
Um artista é um idiota?...putz...está encerrado o debate, se é que houve algum...

Anônimo disse...

Vanna : proselitismos à parte,o problema da educação é o óbvio,sem hipocrisias:a molecada não quer aprender do jeito que se ensina hoje,pq isso não vai trazer nada de bom prá eles,não vai dar emprego,nem futuro..o professor-salvo raras exceções-não sabe nem prá si e ainda mais prá ensinar..ninguém tá preocupado mesmo..é bonita a sua postura mas acho que é uma luta vã..bjs

Fatima Gama disse...

Eu sou a Presidente da mesa: Beto você tem direito a réplica ou será tréplica? Rsr.
Acho também que agora vai piorar porque com a aprovação automática, os alunos que já não se interessava porém ainda iam à escola agora nem isto, vão faltar mesmo, a evasão vai ser grande porque sabem que no final do ano será aprovado, só no Brasil mesmo!

Anônimo disse...

que eu saiba, capitalismo é dinheiro e este Pt foi o partido que roubou o nosso dinheiro e continua roubando, pois RETARDADOS re-elegeram esta besta.
Aquele maconheiro, cabeçudo é artista ?
Tem fã que topa tudo...
ENCERROU a aula, mestre.
fui...

Fátima, não é coisa de "Só no Brasil mesmo", pois em vários países, nem escola tem...

Vanna disse...

Amigos queridos, a corrupção, o caos na educação já estavam aqui antes d o PT assumir o governo. A única decepção é q nós q votamos nele achávamos q ele não cederia aos interesses dos q já estavam aí há muito tempo. Foi aí q nos sentimos traído.
Grande beijo pra vcs.

Mari disse...

oi,linda
tem uma surpresa pra ti lá no meu Blog..
bjs

J.L.Tejo disse...

Respeito bastante o magistério, e considero principalmente os professores da rede pública heróis, literalmente falando. Educar é abrir portas, é estimular o senso crítico, a reflexão, dar cidadania. Enfim, como diz Plutarco, a mente do aluno é como uma lareira que se deve acender. Infelizmente, no sistema atual, educação é apenas um negócio (lucrativo!). E, aliás, quem tem interesse na educação e na formação de cidadãos com senso crítico? A mudança desse estado atual deve ser de base, profunda. Caso contrário, a educação brasileira continuará sendo mais do mesmo, pra variar.

Sonho Meu disse...

Oi
to correndo, mas vou voltar pra ler com calma.
Só quiz te dizer que adorei tua visita lá no meu blog. Volte mais vezes.
Bjos,
me

BETH ANAND disse...

Oi,Vana
Vim me confraternizar com vc por estar comigo na lista do Bruno...rs
Quanto á educação,concordo que não é de hoje que ela é colocada em segundo plano,não é privilégio deste desgoverno e nem de nosso país
Bjs

Anônimo disse...

Que vergonha danada :-(
É Vanninha a coisa tá indo de mal a pior...
lindos dias querida,
beijos