terça-feira, outubro 03, 2006

É preciso equilíbrio

Bom dia querido amigos.
É triste a realidade dos que se deixam levar pela vaidade excessiva a ponto de não perceber o limite entre um corpo saudável e a paranóia de não se aceitar como é.
Grande beijos pra todos e uma linda quarta-feira.

ATÉ QUANDO?
Existem situações muito tristes acontecendo em nossa sociedade, que não aparecem nas manchetes.
É a triste realidade que vivem nossos jovens e adolescentes, com relação à apologia da beleza, que deve ser cultivada a qualquer custo.
Os meios de comunicação que, na disputa pelos primeiros lugares do ibope, não mostram as tragédias que assolam as almas frágeis das nossas crianças.
A anorexia é um desses problemas, que cada vez mais se alastra fazendo vítimas. Crianças e jovens que se recusam a comer, a ingerir qualquer líquido, porque se acham demasiadamente gordos, embora estejam só pele e ossos.
Adolescentes que mutilam o corpo, ainda em formação, com cirurgias plásticas, silicone, remédios para emagrecer, mesmo que isso lhes custe a própria vida.
Jovens que não se conformam por não estar dentro dos padrões de beleza estabelecidos pelas mídias, e entram em depressão, apatia profunda, chegando a abandonar a vida pelas portas do suicídio.
Até quando suportaremos essa tirania da beleza? Até quando permitiremos que nossos filhos e filhas sejam vítimas dessa insanidade generalizada que se abate sobre a sociedade, impondo sofrimento e dor?
Até quando consentiremos que os valores sejam invertidos de tal forma que a vida passe a valer menos que a aparência física? Desde quando a roupa vale mais do que quem a veste?
Desde quando o corpo vale mais do que o ser que o habita? É imperioso parar um pouco para analisar os valores da vida, e evitar que nossos jovens e crianças se percam nessa armadilha nefasta que é a ditadura da aparência.
As mídias não mostram o sofrimento de pais que dariam tudo para que seu filho ingerisse um pedaço de pão, um copo de água, para continuar respirando... Isso tudo acontece porque se convencionou estabelecer as medidas que um corpo precisa ter, o tipo de cabelo que se deve ter, a estatura ideal. Meu Deus! O corpo é o instrumento da alma, e não deve valer mais que a própria alma! A beleza do corpo está justamente no serviço que presta ao espírito, para seu aperfeiçoamento intelecto-moral.
Quantos pais se dedicam, integralmente, ano após ano, a cuidar de filhos cujo corpo é deformado, e encontram nessa tarefa sua razão de viver. Sabem que a beleza que deve ser cultivada é a do ser imortal, que sobreviverá ao corpo, que continuará seu aperfeiçoamento pela eternidade afora.
É preciso pensar nisso, com a urgência que o assunto requer. É imperioso que mães e pais não torturem seus filhos com a idéia de que devam ser modelos de beleza física.
Mas para isso é preciso que esses pais também se dêem conta de que a aparência física não é o fator mais importante na vida.
O corpo, por mais belo que seja, um dia será pó. A alma que o habitava o abandonará, mais cedo ou mais tarde, mas não sairá da vida.
É justo que eduquemos nossas crianças para uma alimentação saudável, por questões de saúde. É natural que queiramos nossos filhos bem dispostos, exercitando o corpo para garantir seu bem-estar.
O que precisamos deter é essa tirania da beleza exterior, que não leva em conta a verdadeira beleza que é a do espírito.
Pensemos nisso com carinho, e libertemos nossas crianças desses grilhões que a ilusão da beleza padronizada pelas conveniências lhes impõem.
TC 09/06/2006 Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nós, brasileiros, vivemos durante muito tempo sobre as garras de uma ditadura militar.
Hoje vivemos, literalmente, uma ditadura da beleza. Lamentável!
Bjs minha amiga.

Nathali disse...

Oi Querida.. :)
Verdade Vaninha.. um texto muito importante e necessário nos dias atuais. Um beijo e parabéns pela escolha.

;))

Anônimo disse...

Esse equilibrio é que nos mantém em pé na busca da atitude perfeita...
Vanninha tô na torcida!!
lindo dia flor
beijossssssssssss

o alquimista disse...

O equilibrio é muito importante, no ezagero se cai com muita facilidade, vivemos mais das aparencia, o plastico impera...

Doce beijo

D.E.S.A.S.S.I.S.T.I.D.A.S disse...

Oi Vanna, na próxima semana iremos falar deste assunto no nosso blog...realmente é uma luta sem causa o que passam nossos jovens.
abraços,
THA

Anônimo disse...

Olá Vanna!
Primeiro, Obrigado pela força tá! Precisei muito mesmo!...
E segundo, Parabéns pelo post!
Eu concordo absolutamente com a frase que postou lá acima.
A vaidade humana cega as pessoas e o arrependimento mesmo que tardio pode não ajudar mais.
É preciso mesmo equilibrio.

Abraços

Anônimo disse...

Vanninha querida!!
Hoje estarei com o pensamento lá no alto para que as mãos dos médicos pousem leves em você fazendo o melhor trabalho.
Quando tiver recuperada vamos nos ver e brindar ok?
Tudo de melhor querida.
Feliz dia
beijossssssssssssssssss

Anônimo disse...

Olá...
Espero que tudo corra bem com você e que dê tudo certo.
Quanto ao post, acho que a juventude hoje em dia não sabe mais o que fazer para ser notada. Não querem estudar, não querem trabalhos normais como cidadãos comuns. Querem fama e dinheiro e isso só acontece por alguns caminhos que eles estão seguindo, seja pelo lado marginal, ou seja se mutilando na esperança de que serão alguém um dia na vida. Tudo bobagem, tudo vaidade e tudo passa. Antes viviam na era da comida dietética, ao mesmo tempo, os McDonald's da vida vivem lotados deles. depois começaram a pensar num corpo esquelético e não comem mais nada. Tudo em nome da beleza. Um lembrete, já dizia o grupo Hanoy Hanoy -"Os vermes da terra apreciam um corpo legal..."
O chato disso tudo é que quando a coisa complica demais e morrem num hospital, a culpa é sempre de algum "erro" médico ou negligência no atendimento. Mas isso é outro assunto.
Beijos,
beto.

Anônimo disse...

Vanna

Todo desequilíbrio tem uma consequência q nem sempre será agradável.

Querida, vc tá bem? Melhorou da gripe? E a cirurgia?
Dê notícias tá?
Um beijão e ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Nada de ficar sentadinha aqui né?
Repouse...
Lindo domingo querida
beijosssssssssss

Anônimo disse...

Pois é.... tudo em prol da vaidade , Já vi cada coisa na academia, mas enfim malho só mesmo pra manter a saúde e a forma até o meu limite nda além.
Beijokas Vaninha lindonda!
Boa semana!