terça-feira, julho 04, 2006

Bom dia queridos amigos
grande beijo pra todos.

A BRANDURA
"Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra".
Por esta e outras máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansitude, da afabilidade e da paciência, uma lei.
Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês que alguém possa usar para com seus semelhantes.
Podemos perceber, dessa forma, que os ensinos de Jesus não são bem compreendidos por nós e, menos ainda, vivenciados.
Prova disso é o nosso comportamento diário, diante de situações e pessoas.
Um dia desses, transitávamos por uma rua da nossa cidade e paramos no sinal fechado. Observamos no veículo ao lado um adesivo com a seguinte citação evangélica: "Já não sou eu quem vive, mas é Cristo que vive em mim".
De fato a frase chamou-nos a atenção pela beleza da idéia que contém, mas infelizmente não retratava a realidade. Ao aproximar-se um desses garotos que entregam panfletos de propaganda nas esquinas, a senhora que dirigia o veículo, o tratou com aspereza. Gesticulando raivosa espantou o menino, que afastou-se um tanto desorientado.
É muito comum percebermos esse tipo de situação, pois Jesus tem sido muito divulgado ultimamente, mas pouco vivido. Para que o cristo possa de fato viver em nós, é necessário que nos esvaziemos um pouco do egoísmo.
Enquanto estivermos cheios de nós mesmos, certamente não haverá lugar para Ele em nossa intimidade.
É muito fácil viver os ensinamentos de Jesus dentro dos templos religiosos que freqüentamos, onde a situação e as pessoas nos favorecem.
Quando tudo está calmo e todos se comportam com serenidade, é fácil ser brandos e pacíficos. Todavia, os ensinos do Mestre de Nazaré devem ser vivenciados 24 horas por dia. É verdade que algumas coisas não são bem como gostaríamos que fossem. Não nos agrada encher o veículo de papéis de propaganda, mas será preciso agredir com palavras aqueles que os entregam? Agindo assim, deixamos de lado outro ensino do Cristo: "fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse".
É importante, antes de agirmos com rudeza, colocarmo-nos no lugar do outro e nos perguntarmos como gostaríamos de ser tratados se estivéssemos em seu lugar. Se fizermos isso, com toda certeza não nos equivocaremos mais, e por conseguinte estaremos agindo como verdadeiros cristãos.
Você sabia? Você sabia que os mundos também evoluem e tornam-se cada vez melhores? É por isso que Jesus afirmou que são bem-aventurados os brandos porque possuirão a terra. A Terra, que é um planeta de expiações e provas passará a mundo de regeneração e albergará os espíritos que já se melhoraram a ponto de merecê-la.
Os que ainda persistirem no mal reencarnarão em outros planetas, de conformidade com sua evolução. É assim que se expressa a justiça divina. A ninguém desampara, mas também a ninguém privilegia, todos temos as mesmas chances, basta que saibamos aproveitá-las.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IX, item 4.

13 comentários:

Anônimo disse...

Em nome de Jesus se cometem atrocidades, como usam Seu santo nome em vão!
Feliz noite Vanninha querida e perfeito dia,
beijosssssssssss

Anônimo disse...

Vanna
Bom dia!!! Passando voando...rs
Volto e leio melhor depois,agora só corri os olhos e assim não vale.

Beijos

Anônimo disse...

Olá, eu tive uns imprevistos e agora estou com tempo.
Acho lindo quando vc replubica os textos da Redação Espírita. Sempre dá um gás a mais para seguir vida adiante.
Bjs

Anônimo disse...

Querida Vanna : Não é atoa que dizem que "o verdadeiro templo do amor é o coração do homem". Fé não é religião,não são palavras,são atos.Sempre encontro coisas legais aqui,que bom que vc é minha amiga,ainda que virtual.Beijos e boa quinta.(hoje deixo o endereço do meu outro blog)

Fatima Gama disse...

Os brandos herdarão a terra porque não se exaltarão, não ofederão seu próximo, não agredirá e viverá uma vida de paz! Beijos, lindo texto!

Nathali disse...

Oi Vanninha... que gostosura.. ;))))

Sim! não existe nada melhor para nos aperfeiçoarmos do que nos colocarmos no lugar do outro e tratarmos a todos como gostamos de ser tratados´por todos. A lição é tão simples e fácil e traria mais amor, mais relacionamentos amáveis, carinhosos.
Um beijo com muito carinho.. ;))

Anônimo disse...

Olá,Wana
Que bom saber que a justiça divina age tão sabiamente!Não privilegia nem desmpara...E que bom também saber que ainda existem pessoas como vc que presta atenção no Mundo...Gostei muito do texto..
Não se esqueça de mim,hein!
Bjs

Anônimo disse...

Realmente a brandura é um valor que foi ensinado pelo Mestre.
Felizes os mansos porque herdarão a terra.
Lindo texto...num mundo como o de hoje tão acelerado.
Vai ler meu poeminha q fiz com tanto carinho....

Giovanni Lucato disse...

Muito bom vc ter postado esse lindo ensinamento de Jesus. Pelo jeito vc é espirira, ou gosta da doutrina. Eu sou espirita e sempre coloco textos em meu blog. De alguma maneira sempre toca quem esta buscando uma palavra de conforto, por isso posto sempre mensagens de luz, como essa! Muita luz no seu caminho.

Anônimo disse...

Vanninha querida,
foi o tempo que me fez atrasar e não postar,rssss
Estou de volta,até mais tarde minha lindinha,
beijossssssssss

Anônimo disse...

Perfeito!
adorei seu texto e o que escreveu.
Acho ótimo quando alguem fala de Jesus e seus ensinamentos por meio de blogs também.
É sempre bom estar em sintonia com Deus.
Concordo com tudo que escreveu, Vanna!

Um beijo grande.

Vanna disse...

Olá, isso é a mais pura verdade.
Vc me fez lembrar de um vídeo q recebi q o aluno se atrasou na entrega da prova e o prof. não queria receber e ele disse: vc sabe com quem está falando?
o prof. disse: não.
Aí ele pegou sua prova e colocou no meio das outras e saiu.
Bjs, lindo dia e tudo de bom sempre.

Anônimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»