quinta-feira, julho 20, 2006

O mal é o que sai da boca do homem

Bom dia queridos amigos.
Senti o dia de ontem como uma festa. É lindo esse espalhar de lindas e emocionantes mensagens. Ah! se pessoas como nós tomassem conta do mundo.
Grande beijo pra todos e ótimo fim de semana.
Neste fim de semana irei ao teatro assistir à peça Aberrações no Teatro dos Grandes Atores e visitarei uma amiga em Jacarepaguá. Tomara que os dois programas valham à pena.

RESPONSABILIDADE
Há alguns anos lemos a notícia de que um escritor americano estava travando uma verdadeira batalha verbal com o diretor de determinado filme. É que um amigo do escritor foi assassinado por um casal que se inspirou nos dois personagens psicopatas do filme daquele diretor.
Uma outra manchete falava que dois garotos de 11 anos aproveitaram um descuido da mãe de um menino de apenas dois anos e o levaram para um passeio. Dias depois, o corpo do garotinho foi encontrado estraçalhado na linha do trem. Igualzinho ao filme que os dois haviam assistido, alguns dias antes, por diversas vezes.
Tais matérias nos levam a ponderar acerca da responsabilidade do que escrevemos, criamos e entregamos para divulgação. Certamente os assuntos veiculados promoverão pensamentos e atos nas pessoas que deles tomarem conhecimento.
Se incentivamos a violência, a agressão, o desrespeito, naturalmente o que as criaturas vierem a realizar, por causa desse incentivo, será também de nossa responsabilidade.
Por isso mesmo, advertiu Jesus: "seja o vosso falar sim, sim; não, não." o que quer dizer definir posições e assumir responsabilidades.
Nós somos responsáveis pelas imagens que projetamos nas mentes alheias. Se incentivarmos ao mal, este nos atingirá como lei de causa e efeito, e o mesmo se dará se divulgarmos o bem. Esmerarmo-nos, assim, na criação e divulgação de conceitos positivos, benéficos, em síntese, fará bem a nós mesmos. Francisco de Assis, um dia, escreveu poemas de amor à natureza. Chamou de irmãos ao sol, à lua, às estrelas, à água.
Poderemos acaso aquilatar o quanto de serenidade semeou com tais versos? Quantas criaturas, até hoje, transcorridos os séculos, os lêem e repetem?
Somos tão responsáveis pelo que sai de nós que Jesus alertou para a gravidade da falta de alguém escandalizar a algum dos pequenos. E pequenos não são somente as crianças, mas nós, espíritos ainda mais ou menos ignorantes e com grande facilidade de sintonizar com o mal.
Assim sendo, falemos o bem. Escrevamos o bem com as palavras simples que brotam do nosso coração afeiçoado ao bem. Teçamos versos delicados que exaltem o belo, a bondade, que falem de Deus, da ventura de viver, das belezas da imortalidade, da alegria de ser herdeiro das estrelas e do universo.
Você sabia? Que pela palavra e pelos exemplos Gandhi libertou um povo? Sua filosofia se baseava na "não-violência".
E você sabia que pelos discursos e atos, um déspota infelicitou muitos povos? Falamos de Hitler, que semeou desgraça em grande parcela da humanidade.
Ambos fizeram uso das palavras. Um para construir, o outro para matar e infelicitar.
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no jornal O Espírita, jan/mar 97, pág. 8 e 9 (só as notícias).

12 comentários:

Anônimo disse...

Realmente eu me inspiro nas palavras de Cristo que nos alcança em todos os nossos momentos e nos sustenta sempre. Tão perfeito foi que só mesmo Ele seria capaz de nos libertar das amarras do pecado dando-nos uma nova chance de vida eterna. Amei teu texto. Aliás, teu blog é muito fofo.
Ahh e trago meu abraço amigo pra ti...mesmo atrasadinho..

Anônimo disse...

É sempre maravilhoso espalhar uma boa energia pelas pessoas. Esta energia volta ainda mais forte para nós.
Teatro sempre é um programa que vale a pena.
Bjs e um ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Hum...Q delícia!
Um fim de semana bem legal. Q vc se divirta muiiiiiiiiiiiiito...rss

Beijos e até segunda!

Fatima Gama disse...

Reamente é uma grande responsabilidade passar uma mensagem, mas mentes doentias não precisam de nada, se não faz porque alguém deu a idéia vai fazer de outra maneira, quando o demônio se instala num ser como aquela menina que tá sendo julgada que matou os pais, a pessoa fica a mercê do mal e só pensam nisto! Que bom que arrumou coisa pra fazer no fim de semana, só não pode ficar em casa, saia e divirta-se vc merece, quanto ao dia 29 não poderei ir mais, ontem perdi meu óculos no ônibis e terei que fazer outro amanhã, com isto minhas reservas já eram, ficarei durísssima. Beijos e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com todas as tuas palavras.
Sem dúvida nenhuma Jesus Cristo foi (e ainda é) o maior líder que já tivemos.
Único e verdadeiro

Anônimo disse...

Olá...
Devemos sempre pensar que somos exemplo para todos. Se fazemos uma coisa na rua, nos esquecemos que uma criança, mesmo com as mãos dadas aos seus pais, pode estar nos vendo e depois vai nos imitar.
Pensar duas vezes antes de cometer atos errados.
O exemplo de Jesus deve sempre ser seguido e de São Francisco, também.
Beijos,
beto.

Anônimo disse...

Oi,linda
Tudo blz?Até que seu programa está melhor do que o meu,que torci o pé e estou parecendo um canguru perneta,pulando com uma perna só...Nem dirigir eu posso!
Vou deixar um scrapa hoje,tá?
Quanto à responsabilidade daquilo que se escreve vc tem toda razão!Muitos crimes cometidos em todo o mundo teve exemplo no cinema e livros!
Um ótimo domingo,amiga!
Beijão

Anônimo disse...

"FALEMOS DO BEM!!"

BEIJOS MEUS QUERIDA AMIGA E ÓTIMA SEMANA!!
COM AFETO
PAULO

Anônimo disse...

Tomara seu findi tenha sido do jeito que planejou com alegria.
Linda semana Vanninha querida.
beijossssssss

Vanna disse...

Queridos amigos não percam nesta terça a grande festa de comemoração por mais um ano de vida.
Vcs são meus convidos mais q especiais.
Bjs, lindo dia e ótima semana.

Anônimo disse...

Olá! Gostei do “dia do amigo”, obrigado!
O bem só existe porque tem um contraponto. O “bem” passa por transformações históricas interessantes. Na idade média (Leste da Europa ) uma filha poderia ser assassinada pela família em nome do bem, estranho não! Ainda hoje é um bem transfigurar o genital feminino em varias partes do mundo.
Os valores são construídos ao longo do tempo, mas não podemos negar um viés do bem genuíno nesta linha histórica e também não podemos coloca o mal fora deste contexto, ele faz parte indissolúvel do bem.
Em tempo: uma boa semana!!!!

Anônimo disse...

Oi querida...olha eu não sei a resposta a sua pergunta. Mas vai lá no Rô, de onde roubei e pergunta pra ele, assim vc aproveita e passa a conhecer um outro blog super 10.
Xêro