segunda-feira, outubro 06, 2008

Criança, onde está tua infância?

Há muito tempo as crianças vêm perdendo a inocência, a ingenuidade, a pureza. Claro que isso não é regra geral e nem estou falando de crianças de um a quatro anos porque essas ainda são crianças mesmo, mas mesmo essas, em muitas famílias por razões mil se erotizam, se tornam carrascas dos pais que com medo de perderem seu "amor", cedem sempre.
Essa mudança, como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo. De positivo temos crianças mais espertas, mas donas de si. O problemas acontece quando se quer que prevaleçam as vontades dos pais e não se sabe como colocá-las ou se elas são mesmos necessárias ao bom desenvolvimento das crianças ou simples egoísmos dos mesmos.
Hoje as crianças são mais críticas, são mais atentas ao que acontece ao seu redor e não se deixam enganar com faça o que eu mando e nao faça o que eu faço.
Minhas filhas hoje não são mais crianças, lembro de um episódio com as mais velha aos quatro anos. Quis fazer como aprendi, dizendo para ela não fazer algo porque o moço ia brigar com ela. Num instante a vi levantando e se dirigindo à porta, quando perguntei o que ela ia fazer ela respondeu: Vou ver o moço. (Acho que ela queria confirmar se existia o tal moço e se existia, quem era ele para brigar com ele se eu, a mãe não estava brigando.
Numa outra situação ela tinha uns seis anos e já começara a entender as propagandas e na época eu fumava. Depois de ouvir a toda hora que o cigarro fazia mal a saúde, ela me pergunta por que eu fumava e eu respondi que não tinha problema pois o mal que eu fazia era a mim mesma e ela prontamente respondeu: Não mãe, se você morrer por causa do cigarro você estará me fazendo mal porque eu vou sofrer sem você. Bom, não digo que parei de fumar por causa disso, mas evitava fumar na sua frente.
Sabe, eu era melhor com as crianças quando não era mãe, criança é melhor quando é um brinquedo, quando é alvo de cuidados e diversão, quando temos obrigação, deixa de ser divertido pois temos sempre que fazer o papel do chato e quem não o faz, não ama suficientemento seu filho.
Que todas as crianças tenham sempre ao seu redor um tio, uma tia, um vizinho, pessoas que só precisam alegrá-las, diverti-las, deixem o papel de mal para os pais e professores.
Grande beijo e um fim de semana bem criança e bem lambuzado de doces, lama e largos sorrisos.
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS.

4 comentários:

Paula disse...

Pois é Vanna, não sei se porque pude usufruir de uma infância verdadeiramente de criança, quando vejo os pequenos de hoje sinto muito por eles. Eles assistem mais televisão do que eu em minha vida toda (minha mãe sempre nos colocou em tantas atividades que não temos esse hábito). As brincadeiras são um caso a parte e sem falar na tal precocidade...

Já não se fazem mais crianças como antigamente...

beijos

P.Winter disse...

Olá,Vanna
Lembro-me de um post que eu fiz,assim que criei meu Blog em que eu falo sobre isso.O que há com nossas crianças?Estão perdendo a infância.Estão se tornando adultos cedo demais...uma pena!
Belo post,Vanna!
Vou linkar seu Blog lá no Cuecas,tá?
bjs

Fabi disse...

é realmente uma pena que as crianças hoje em dia estejam tão preocupadas com videogames, computadores e com a agenda lotadas de cursos que os pais impõem..
Cada as brincadeiras de rua?? o pé descanso e a cara lambuzada?

Observador disse...

Boa noite

Desculpe a invasão!gostei de tudo que li por aqui!Parabéns!

Estou convidando a todos que comentaram no Blog do senhor P.Winter ,MEIAS E CUECAS no dia 12 de outubro para dar um pulo no meu Blog e tomar ciência do meu post.Creio que devo isso a todos,
Obrigado
Atenciosamente
Alvaro