segunda-feira, outubro 06, 2008

Dia do mestre

Descobri no domingo dia das eleições que dia cinco de outubro é o dia mundial do professor. E nesta semana comemoraremos o dia do professor, será que esse é nacional como acontece com o dia da mulher? Bom, isso é irrelevante pois a situação do profissional da educação está cada vez mais desoladora. E não falo só da questão salarial, falo do descaso da sociedade que não ensinam seus filhos o valor do saber. Claro que desde a nossa época de estudante nos ensinam algo que não nos serve na profissão escolhida, na nossa vida social e familiar, mas isso não é motivo para permitir que os filhos repitam isso sem nem ao menos pensar que aquilo pode não servir para nós, mas para alguém sim e não dá para, numa turma de quarenta alunos saber que carreira cada um vai escolher e aí pensar num currículo que atenda suas necessidades, pois não é nessa fase que ele já sabe que profissão terá e além do mais é com esses conhecimentos que adquirimos o interesse por algumas matérias que nos levam a escolha de um curso tecnico ou superior.
Não poderia ter como estudo algo que me exigisse as ciências exatas pois sempre tive mais habilidade com as humanas e é isso que deve ser levado em conta.
Temos que fazer como os pintinhos que no início da vida ciscam de tudo e só com o tempo vão selecionando o que manda para o bucho.

“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender”.
Autor: (Affonso Romano de Sant anna)



Grande beijo, uma semana de grandes descobertas e aprendizados e que todos sejamos mestres orientadores dos que estão no caminho do saber

11 comentários:

Paula Barros disse...

A vida tem lições a nos ensinar todos os dias, todos os momentos, mas nós não aprendemos como deveríamos. Acho que é um pouco feito essa frase de Affonso Romano.

E eu minha nossa, para aprender com a vida, é um trabalho. Burrinha, burrinha.....

beijos

Mari disse...

Oi,querida amiga

Primeiramente PARABÉNS pelo Dia do Professor!!Vc faz parte do grupo de pessoas que deviam ser as mais valorizadas na Sociedade!Infelizmente não é assim e saiba,eu sinto muito,pois todo país que quer se tornar País de 1ºMundo,tem que começar pela Educação!
Estou de volta e espero-a no meu doce cantinho.
bjs

Anônimo disse...

É hoje seu dia, parabéns "Tia"!!! ;-)

Que os mestres sejam respeitados e queridos.

lindo dia querida amiga Vanninha
beijos

Lilian Devlin disse...

Oi Vanna!
Realmente educar é um sacerdócio, dificílimo!Ainda mais porque hoje em dia, é muito mais cômodo para alguns pais, delegar toda a responsabilidade da educação de seus filhos e vocês acabam tendo que lidar com verdadeiros monstrinhos,não por culpa deles, mas pela falta de valores que em casa não foram passados!
Como também é complicadíssima a tarefa de educar os nossos filhos, nós que verdadeiramente o amamos e que por isso mesmo acha que às vezes pegamos pesado demais, por não cedermos.Mas tenho certeza que, se queremos que nossos filhos se tornem pessoas íntegras e com valores fortes,teremos que ser "más" e como vc disse, graças a Deus que temos tias, avós,avôs, para aliviar a barra para eles!
Parabéns pelo seu dia( se bem que eu até poderia dizer que tô de parabéns, pq eu fiz magistério! rs) e muita luz para clarear sua caminhada!
Bjs!

Liz / Falando de tudo! disse...

adorei o a expressao: selecionando e manda para bucho!assim mesmo que a vida faz com a gente!

Vênus disse...

Oi,Vanna

Passei só para deixar um beijo pelo Dia do Mestre!Parabéns!

beijo

nd disse...

Passando p/ agradecer a visita e te deixar os parabéns pelo dia do professor, esse que é nosso segundo pai e mãe.

Grande beijo

Paula disse...

Ei Vanna. Parabéns pelo seu dia. Acredito muito que ser professor sempre e muito mais hoje é uma das profissões mais difíceis.Como você bem disse, em outras palavras, é duro perceber que o conhecimento não é valorizado...

Sammyra Santana disse...

Parabéns pelo seu dia, Vanna!

Penso que o verdadeiro professor é aquele que troca experiências com seus alunos e que mais do que português e matemática, são capazes de plantar sementinhas que serão cultivadas e colhidas ao longo da vida de seus educandos!

Beijooo

P.Winter disse...

Olá,Vanna

Parabéns,querida!
Belo texto o seu!
O magistério é mesmo um sacerdócio e perecbo que quem escolhe essa profissão é somente por ideal,porque economicamente não vale a pena...
Paciência e vá em frente,nossos jovens necessitam de professores consciente que os orientem para a vida..
beijão

Claudio disse...

Oi minha amiga. Muitas saudades de você também.
Um parabéns enorme pelo dia dos Professores. Árdua, mas muito nobre missão.
Um beijo e um ótimo dia.