terça-feira, março 28, 2006

Bom dia queridos amigos.
Que todos possamos sempre buscar a prática da paz sempre.
Grande beijo pra todos e um lindo dia.

SIGNIFICADO DA PAZ
Em determinada passagem do evangelho, Jesus afirma: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz; não vo-la dou como o mundo a dá".
Evidencia-se que a paz do Cristo é muito diferente da paz do mundo. Para entender o significado da paz do Cristo, torna-se necessário refletir sobre o que habitualmente se concebe por paz.
Os dicionários fornecem inúmeros significados para esse vocábulo. Por exemplo, identificam-no com ausência de guerra, descanso e silêncio.
Ocorre que o descanso e o silêncio, por si sós, não significam necessariamente algo bom. Em uma penitenciária, no meio da noite, pode haver descanso e silêncio absolutos. Mas é difícil sustentar que as criaturas que lá se encontram sejam pacificadas.
Em um charco as águas são paradas e há silêncio nele e em torno dele. Contudo, não se pode ignorar a podridão que ali jaz oculta.
Também é possível que algumas pessoas sejam conservadas inertes e em silêncio, por medo. Determinada casa pode ser silenciosa e ordeira pelo pavor que o chefe da família inspira. Entretanto, a submissão criada pela violência nada tem de desejável.
No âmbito internacional, ao término de uma guerra, freqüentemente são impostas duras condições aos países derrotados. Ocorre que uma paz que esmaga os vencidos contém em si o gérmen de futuras violências.
Também não raro percebemos coisas erradas acontecendo, em prejuízo dos outros. Mas podemos preferir silenciar, a título de preservar nossa paz. Assim, a paz, na concepção mundana, muitas vezes envolve opressão, preguiça e conivência.
Não causa espanto que a paz do Cristo seja diferente da paz do mundo. Pode-se afirmar que a paz do Cristo constitui decorrência lógica da vivência de Seus ensinamentos. Afinal, o mestre afirmou que não basta dizer Senhor! Senhor! Para entrar no reino dos céus. É necessário efetivamente realizar a vontade do pai celestial. Essa vontade encontra-se explícita nas palavras e nos exemplos de Jesus.
O céu a que se refere o Cristo não é um local determinado no espaço. Trata-se de um estado de consciência em harmonia com as leis divinas. A paz do Cristo não se identifica com a inércia. É um sublime estado de consciência, feito de serenidade e harmonia. É um profundo silêncio interior, que não depende das ocorrências do mundo.
Essa paz somente pode ser desfrutada por quem ama o progresso e trabalha efetivamente no bem. Ela é muito trabalhosa e operante. Reflete o estado de quem pode observar com tranqüilidade os próprios atos.
Só se sente assim quem cumpre seu dever. Não é um presente, mas uma conquista.
O seu gozo pressupõe esforço em burilar o próprio caráter, em crescer em entendimento e compreensão.
Apenas se pacifica quem procura desenvolver seus talentos pelo estudo e o trabalho constantes, e utiliza seus talentos na criação de um mundo melhor.
A paz do Cristo está à disposição de todos. Mas só a desfruta quem pratica a lei de justiça, amor e caridade, estabelecida por Deus para a harmonia da criação.
Pense nisso! Equipe de Redação do Momento Espírita.

9 comentários:

Claudio disse...

Concordo quando diz que a paz, na concepção mundana, muitas vezes envolve opressão, preguiça e conivência.
E concordo tb quando diz que a paz do Cristo não se identifica com a inércia. É um sublime estado de consciência.
Só acho que este tem que ser um estado de consciência coletivo. O mundo só terá paz quando todos tiverem esta mesma consciência.
Beijinho e tenha um ótimo dia.

SaYô disse...

" O mundo só terá paz quando todos tiverem esta mesma consciência" Concordo com Claudio.
Otimo texto Vanna. Um bj pra vc

Anônimo disse...

Olá...
Muito bom o texto, a Paz é importante para todos nós. Não adianta pedir pela PAZ se estamos em guerra com os outros. A guerra não está na América, está no Oriente e no entanto, os americanos não vivem em Paz, seja pelo medo de um novo ataque ou pelo sofrimento de terem filhos por lá. Desejar a Paz em qualquer situação é primeiro praticá-la.
Beijos,
beto.

Márcia(clarinha) disse...

Vanna querida, a paz está em nós basta que tenhamos a convicção que ela é importante, que lutas não levam a lugar nenhum, que poder só o de Deus!
Belo texto,belíssimo.
Minha querida,meu pc tá doidinho e de repente perco um monte de coisa,seu endereço de e-mail foi-se....mande de novo para mim??
lindo dia e pensei muito no seu desabafo lá no meu cantinho e procura lá no fundo que achará lindos momentos para levar.
beijosssssssssssssss

Márcia(clarinha) disse...

kkkkkkkkkkkkk,sacanagem com a lagartixa foi show,kkkkk
Um amigo meu usa esse termo para o ato de transar,de chamegar, daí roubei dele a palavra,tendeu?
linda noite minha querida,
beijosssssssssssss

Lenny disse...

Paz? ë muito bom tê-la !!!!
Adorei a mensagem!!!!!
beijuxxxxx!!!

Fatima Gama disse...

Oi amiga
Eu sempre digo que para eu estar em paz primeiro tenho que estar bem com meu semelhante, por esta maneira sou uma pessoa franca e honesta, ter paz para mim é deitar a cabeça no travesseiro e poder domir tranqüila por não ter a consciência pesada, ter paz é amar a Deus acima de todas as coisas e sentir seu amor em cada momento de nossas vidas e em especial aquele em que nos sentimos infelizes, quando sinto sua presença tudo se torna pequeno e lembro que vim para uma missão que Ele me deu e não para um parque de diversão em que eu tenha obrigatoriamente que estar me divertindo. Beijos

Paulo Duarte disse...

Ótima mensagem!!
Meu blog está em hiatus, mas quando voltar eu aviso!
beijos

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,