quarta-feira, março 15, 2006

Um exercício de humildade

Bom dia queridos amigos.
Li esse texto no blog do Luiz Carioca (www.carioca.blig.ig.com.br)

A importância do "Não sei"
Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena:Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e alí... aí chega alguém que também não tem nada parafazer pergunta:- Será que vai chover hoje???
- Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas:O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então asua área é Marketing:O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estãopensando.
- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área deEngenharia:O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universoem números.
- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos:Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outrosfatos.
- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da áreade Contabilidade:O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados Do que nospróprios olhos.
- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe umguarda-chuvas":Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bempreparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa. De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa. Por quê?
Eu sinceramente "não sei".
MAX GEHRINGER - Revista Exame

9 comentários:

Anônimo disse...

Tudo na vida corporativa é muito difícil de aprender. Há uma lógica própria, que pode mudar amanhã!
BEijinhos

Caíla disse...

Oi! O chá é de meu afilhado, Antônio! E é aqui no sul sim, em Porto Alegre! Beijos

Anônimo disse...

Vanna

Vim te visitar e deixar um beijooooo enoooooooooome...rs

Saudade de vir aqui,mas o corre-corre tá complicando tudo...

Recebi seu e-mail e te enviei um sobre a mudança de endreço e de MSN,ok?
Espero q tenha recebido.

Desejo-te um ótimo final de semana e tudo de bom.
beijos

Anônimo disse...

Olá...
"Não sei" o que dizer...rsss
Hoje em dia, esta frase, "Não sei" é muito usada em Brasília e ela acaba com qualquer possibilidade de se resolver alguma coisa...
Como dizia um amigo meu,
"A melhor desculpa do mundo é dizer que não viu, ou então que fez tudo só pelo bem do Brasil"
Beijos,
beto.

Fatima Gama disse...

Eu recebi este texto por e-mail na semana passada ou no inicio desta, achei bem interessante, realmente nunca dizemos não sei, não quero, não vou, sempre dizemos talvez, quem sabe, pode ser rrsrs, na verdade nunca queremos mesmo agredir a opinião do outro e no caso dos Diretores, eles não se incomodam com o sentimento, muitos que conheci se preocupam apenas com seus salários ou cotas, para eles sua visão é única, não importando muito com que o ser humano pensa ou deixa de pensar rsrs, se é que me entende rsr. Beijos
PS.: Ando sem tempo mas já estou providenciando outro blog

Anônimo disse...

Já tinha lido esse texto,bem interessante.
Vanna querida,
tenha um lindo findi,
beijosssssssssssss

Anônimo disse...

Deu uma ziquezira em alguns blogs do blogspot e fiquei fora da rede por um bom tempo! Até pensei que “alguém” tirou o blog do ar! Mas parece que agora voltou ao quase normal, não da para postar imagens, e olha que este é uma dos melhores provedores. Chega de lamurias não é para isso a minha vinda! Só um desabafinho cara amiga! Um poeminha:

Parece às vezes que desperto

“Parece às vezes que desperto
E me pergunto o que vivi;
Fui claro, fui real, é certo,
Mas como é que cheguei aqui?
A bebedeira às vezes dá
Uma assombrosa lucidez
Em que como outro a gente está.
Estive ébrio sem beber talvez.
E de aí, se pensar, o mundo
Não será feito só de gente
No fundo cheia de este fundo
De existir clara e èbriamente?
Entendo, como um carrocel;
Giro em meu torno sem me achar...
(Vou escrever isto num papel
Para ninguém me acreditar...)”
Pessoa
Abraços...

Anônimo disse...

Muito legal!
Pow mas eu geralmente respondo "eu via na televisão que iria chover" ...mas realmente quase nunca digo não sei...rsrrs.
E vc?
Boa semna pra vc minha querida!
Tudo de bom!
beijux!

Anônimo disse...

Vanna,

Também não sei...

Belo texto do Max.

Vim deixar abraços, flores, estrelas.