segunda-feira, outubro 27, 2008

Se quer bem feito, faça você mesmo.

Se quer bem feito, faça você mesmo. Sempre ouvi esta frase mas nunca dei muita importância, um pouco por conveniência, um pouco por comodidade. E isso foi uma das razões para ter permitido que minha vida financeira virasse um caos, mas aí já é outra história. Lembrei-me desta frase por que quando minha mãe começou a aprensentar problemas de saúde há uns anos atrás, eu ficava mandando ela se cuidar, mandando ela querer ter uma vida boa, querer paz, harmonia, e tudo que nós aprendemos que nos deixa melhor. Mas o que eu ignorei é que talvez ela quisesse que eu fizesse isso por ela, mesmo ela não tendo feito isso quando era só mãe. Acho que no fundo ela naquele momento queria ser filha, situação que ela não viveu porque em sua época de criança não teve amor, cuidados e acabou tendo que ser mãe de seus irmãos pois sua mãe paria e ia trabalhar na roça e isso também é uma longa história. Só quem tem parentes dessa época e lugar será capaz de entender o que digo.
Bom, o porquê da frase vir a minha memória agora é que estou com minha mãe desde sexta-feira, sua pressão e glicose mesmo ainda não estando em níveis normais, já estão mais estável, isso por que cumpro com minha obrigação de dar-lhe o remédio e alimentação nas horas certas, coisa que os que estavam "cuidando" dela não fazia, não por maldade, mas por preguiça, por achar que dormir até tarde é mais importante do que tentar evitar ter que sair às pressas com uma pessoa debilitada de um lugar de difícil acesso já que onde ela estava tinha que descer uma escada irregular.
Esta nova tarefa me dificulta meus afazeres, mas não os impede. Estou fisicamente esgotada, mas emocionalmente bem porque acabei "entendendo" que sou eu que tenho que fazer e farei o melhor possível.
Busco aternativas que facilitam a mim e a ela, mas tudo só é apenas menos ruim pois lidar com um adulto de mais ou menos 70kg não é fácil, mas com tudo pode ser agradecido, digo que o ela tem algo de bom, não está amargurada, não pelo menos o tempo inteiro, já que em alguns momentos percebe-se sua vergonha em estar tão dependente mas isso é compreensivo.
Bom amigos, estarei com vocês em meus momentos de descanso pois isso me conforta, me consola, já que lê-los me diverte, me informa, me leva à reflexão e disso não quero abrir mão.
Grande beijo, obrigada de coração pelas palavras e oferecimentos e que tenhamos uma semana de paz e serenidade.

13 comentários:

Claudio disse...

Olha... Em alguns casos eu até concordo com a frase.
Mas, na maioria das vezes, percebo que os melhores resultados são conseguidos em grupo (dupla?) quando todos querem algo em comum.
Sempre sai bem feito.
Uma excelente segunda, minha amiga e FORÇA SEMPRE!

nd disse...

Eu costumo "declamar" esta frase, digo assim pq p/ mim é com orgulho que repito-a qdo é necessário, mas confesso, últimamente, tenho precisado delegar poderes a outros p/ que tudo aconteça como deve ser. Mesmo não fazendo igual a mim. Mas pq temos essa convicção de que só nós podemos fazer as coisas certas ? Em relação a alguém doente, tbm sou assim : acho que só eu sei cuidar, ou pelo menos fico mais tranquila qdo estou sempre por perto.
Acho que se Deus nos deu alguns afazeres a mais, é pq ele sabe que podemos segurar a barra.
Apesar de acreditar muito no trabalho coletivo. Mas se tem que fazer sozinha...vamos fazer então!

Bjs e muita força nesta luta que não será em vão.

Vênus disse...

Oi,querida

Pois é,Vanna ,creio que chega uma hora em que passamos a ser mães de nossas mães...Deve ser estranho isso,mas tb pode ser confortador.Eu gostaria de ter essa oportunidade(de cuidar de minha mãe),já que não fomos muito amigas e creio que existem pendências nesta encarnação entre ela e eu(eu acredito nisso,viu?),mas talvez nem seja possível mais ,pois ela está em POA,casou novamente e eu estou sozinha no Rio.
Quanto ao "se quer bem feito faça vc mesma" acho muito relativo...depende do quê,né?Se eu quiser comer bem,tenho que pedir que façam pra mim..rsrsrs
beijos

Evandro Varella disse...

Vanna,
Há tempos vejo seus comentários em outros blogs, hoje vim aqui te visitar e de cara encontro um desabafo emocionado desses.
Me fez recordar meu pai, minha avó e alguns outros entes que não tive a oportunidade de cuidar melhor.
Você percebeu que esse "trabalho" que cuidar dá é mais físico e a gente suporta com facilidade. De coração espero que sua mãe melhore, enquanto isso aproveite bem essa oportunidade de retribuir o que a vida lhe oferece nesse momento.

Abraços
Vavá

Mari disse...

Olá,minha amiga

Espero que vc tenha força para fazer aquilo que talvez só vc saiba fazer direito!!

Ela vai se recuperar,tenho certeza!
Paciência e muita saúde para fazer a sua parte,querida.Tenha certeza que não vai se arrepender!
Beijo grande

Anônimo disse...

tudo que você faz... um dia volta para você...lembre-se disso e continue fazendo o bem...
André Ricardo

Claudia Gonçalves disse...

Vanna,

ela foi o melhor que pode ser e/ou dar a você. Dê sim, de coração apoio a ela nessa hora.
Acho péssimo quando os pais morrem e os filhos ficam dizendo: eu poderia ter cuidado melhor deles... Você, amiga, está fazendo a sua parte. E o que importa é que seu coração está tranquilo e assim ficará sempre com relação à sua mãe.

Bjo.

Lilian Devlin disse...

Vanna querida,
Você já viu que, pelo menos no "virtual", vc tem um montão de pessoas que estão aqui, para lhe ajudar, nem que seja para desejar e pedir a Deus que continue e lhe dar força, física e emocional. E como bem lembrou o André acima, o que a gente faz um dia retorna. E o seu retorno, só será de coisas boas, tenho certeza!
Beijos querida!

P.Winter disse...

Oi,Vanna querida

Quero me juntar a todos que estão orando por vc para que tenha Força e Fé para cuidar de sua mãe.
Tudo passa na vida!
Quanto ao que sua mãe dizia:"Se quer bem feito, faça você mesmo",
Eu acreito mais naquela:"Quem quer faz,quem não quer,pede"!!rs

Beijão,querida

Liz / Falando de tudo! disse...

minha mae tambem cuida de minha avo, e apesar de ser desgastante é compensador!
é por essas e outras que eu tenho medo de envelhecer...

Sammyra Santana disse...

Vanna, sabe o que tá fazendo tua mãe melhorar assim? Você! Sua presença, seu cuidado, seu afeto...
Mães precisam disto... e nós filhos, quando tomamos esta consicência que você tomou, temos mais é que fazer isto por elas, não importando se elas foram mães dedicadas e excelentes ou não!
Cada um só pode dar aquilo que recebeu... se você começar a dar rosas a sua mãe, ela vai parar de distribuir cacos de vidro!
Beijo bem grandão!

Paula Barros disse...

Vanna querida, me preocupo com você e com essa situação tão delicada. Pelo esforço físico e muito mais emocional.

Você hoje responde o porquê sua mãe não se cuidava. Ela não foi cuidada, não aprendeu a se cuidar e a cuidar.

Imagino o quanto é difícil algumas situações para você. Lembre-se de se cuidar. O cuidador precisa se cuidar e muito, principalmente quando cuida de parentes próximos, e muito mais quando se trata da mãe.

fica em paz, com a serenidade que cada momento precisa.

beijos felicidades.

Mari disse...

Oi,linda
Uma mulher guerreira como vc vai tirar de letra tudo o que vier..e sem ajuda!!rs
Brincadeiras a parte,desejo que reuna todas as suas forças e vença mais esta batalha!
Qualquer coisa GRITE!

bjs